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Fundamentação do Plano de Formação

É indiscutível a utilidade pedagógica e a vantagem científica do uso do multimédia no ensino em geral e no ensino da Química, em particular. No âmbito da licenciatura e dos mestrados "Educação Multimédia" e "Química para o Ensino", têm-se vindo a desenvolver inúmeros recursos digitais envolvendo multimédia. Têm-se realizado, ainda, alguns estudos de impacto destas ferramentas junto de alunos.

Pretende-se com esta acção evidenciar as potencialidades dos recursos multimédia no ensino da Química e motivar os professores para a sua utilização em contexto educativo.

Objetivos

  • Conhecer variado software educativo para o ensino da Química.
  • Reflectir sobre as virtudes e constrangimentos associados ao uso das Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no Ensino da Química.
  • Promover "boas práticas" de uso dos recursos digitais no ensino da Química.
  • Analisar criticamente software educacional.
  • Cruzar os programas curriculares de Química dos Ensinos Básico e Secundário com os recursos multimédia disponíveis.
  • Fornecer oportunidades de utilização de recursos multimédia no Ensino da Química.
  • Elaborar instrumentos de potenciação pedagógica do uso das TIC, como sendo "Webquests" e "Roteiros de exploração".

Conteúdo programático

Apesar dos conteúdos da ação não serem estanques organizam-se em módulos:

  • Panorâmica geral dos computadores no ensino (na Química, em particular) (4 horas).
  • Exploração crítica de software educativo e outros recursos multimédia para o ensino da Química (3 horas)
  • Construção de instrumentos de potenciação pedagógica de recursos multimédia em Química ("Webquest", roteiros de exploração, etc.) (7 horas)
  • Elaboração de uma planificação (de aula ou de conjunto de aulas) envolvendo recursos multimédia de Química (7 horas)
  • Síntese da acção e propósitos de continuidade (4 horas)

Metodologias

  • As aulas serão todas teórico-práticas, com acentuada componente prática.
  • Haverá um primeiro momento mais teórico da formação e depois, tipicamente em dinâmica de grupo, far-se-á a reflexão de alguns tópicos.
  • Cada formando elaborará um plano (de aula ou de unidade de conteúdos) para usar recursos multimédia no ensino da Química.
  • No final das sessões será solicitado aos formandos um pequeno texto-síntese das ideias mais importantes.

Cronograma das sessões

Sessão 1 | 13 de janeiro (17h-20h)

  • Receção de boas-vindas. Apresentação dos formadores e dos formandos.
  • Apresentação do plano de trabalhos a desenvolver e dos objetivos da ação.
  • Mostra de algumas peças de software educativo, com a respetiva contextualização curricular.
  • Discussão e partilha de ideias em grande grupo
  • Breves considerações de natureza teórica sobre a temática: "Os computadores no ensino (da Química, em particular)"
  • Em grande grupo, reflexão e discussão associadas às temáticas abordadas.

Sessão 2 | 14 de janeiro (14h-20h)

  • 1.ª Parte
    • Pesquisa e exploração livre na Web de recursos digitais multimédia interessantes para complementar e apoiar o ensino de diversos temas de Química.
    • Análise crítica e avaliação de uma peça de software educativo (usando uma grelha e incluindo comentário pessoal).
  • 2.ª Parte
    • Breves considerações de natureza teórica sobre WebQuests e roteiros de exploração de software educativo.
    • Em grande grupo, reflexão e discussão associadas às temáticas abordadas.

Sessão 3 | 15 de janeiro (14h-20h)

  • 1.ª Parte
    • Construção de uma WebQuest para uma dada temática de Química.
    • Elaboração de um roteiro de exploração para um recurso digital multimédia de entre os recursos pesquisados e analisados na sessão anterior. .
  • 2.ª Parte
    • Breves considerações sobre: a importância de planificar as aulas e da vantagem pedagógica de nelas incluir recursos multimédia.
    • "Atividades com os Pais no Computador" (APC): conceito e proposta
    • Aspetos essenciais a ter em conta na elaboração de um protótipo de uma peça de software educativo.
    • Em grande grupo, reflexão e discussão associadas às temáticas abordadas.

Sessão 4 | 17 de janeiro (9h-12;14h-18h)

  • 1.ª Parte
    • Elaboração de um plano de aula envolvendo recursos digitais multimédia de Química.
    • Elaboração de uma APC.
    • Elaboração de um guião, plano de intenções ou protótipo de uma peça de software educativo para um dado tema de Química.
  • 2.ª Parte
    • Apresentação (com duração entre 5 a 8 minutos), de um de entre os cinco trabalhos realizados em dinâmica de grupo.
    • Discussão dos trabalhos apresentados.
    • Síntese da ação e propósitos de continuidade

    Salas

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