Enquadramento
No âmbito do interesse da CAPES em robustecer a formação dos seus professores do ensino médio, particularmente em ciências e em língua portuguesa, propõe-se a vinda de 75 doentes de física, química e português para a Universidade do Porto, durante o mês de janeiro de 2014, para a frequência de cursos de formação contínua.
A Universidade do Porto tem longa tradição nas áreas científicas e humanísticas, sendo conhecida pelos seus altos padrões de exigência e qualidade de investigação, ensino e divulgação. Trata-se de uma universidade com grande prática de relacionamento internacional, particularmente com a lusofonia, tendo, neste momento, uma grande percentagem de alunos não portugueses (mais dados em http://www.up.pt).
A formação de professores nas faculdades de Ciências e Letras é vasta e intensa, como se pode ver nos endereços abaixo: http://www.fc.up.pt http://www.letras.up.pt
Assume, portanto, grande sentido protocolar o estabelecimento de convénios entre a CAPES e a UP, para a realização de iniciativas de formação de professores de nível avançado, conforme se propõe neste projeto. Do ponto de vista logístico, a UP disponibiliza a todos os seus alunos livre acesso às nossas bibliotecas, rede sem fios da UP, espaços comuns da UP, laboratórios,etc.