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Objetivos

  • Contribuir para uma efetiva melhoria dos desempenhos profissionais dos destinatários, pelo aprofundamento de conhecimentos e competências;
  • Fomentar uma atitude de pesquisa e de aprendizagem permanente nos destinatários;
  • Levar o formando a relacionar as instruções programáticas com o conhecimento científico de forma combinada e significativa;
  • Refletir nas finalidades do estudo da língua e interrogar-se sobre as suas práticas pedagógicas.

Metodologia

As sessões são constituídas por duas partes: uma primeira parte de exposição teórica a cargo do formador e um momento (mais ou menos alargado, conforme os casos) de prática:

  • Resolução o de questões propostas pelo formador;
  • Aplicação dos conhecimentos a materiais a construir pelos formandos, como fichas de trabalho, planificações de unidades letivas, etc.

Privilegia-se nas sessões presenciais o trabalho colaborativo entre formandos e a partilha do saber e do saber fazer, estando previstas igualmente pequenas tarefas de carácter individual.

Regime de avaliação dos formandos:

A avaliação será traduzida numa escala numérica de 0 a 20 ou numa escala qualitativa, obtida por aprovação num trabalho individual final a definir, e mediante a assiduidade, qualidade e relevância da participação nas sessões.

No caso de não querer sujeitar-se a uma avaliação sumativa, o formando poderá ter apenas um certificado de presença, se não exceder a percentagem de faltas permitida pela avaliação contínua.

Modelo de avaliação da ação:

  • A ação deverá ser avaliada pelos formadores e pelos formandos, mediante o preenchimento de fichas próprias.

Cronograma das sessões

14 de janeiro

  • 10h00-11h30 - Literatura de expressão portuguesa
  • 12h00-13h00 - Léxico
  • 14h30-16h30 - Sintaxe

15 de janeiro

  • 10h00-11h30 - Literatura de expressão portuguesa para a infância e a juventude
  • 12h00-13h00 - Literatura de expressão portuguesa para a infância e a juventude
  • 14h30-16h30 - Pragmática e análise do discurso

16 de janeiro

  • 10h00-11h30 - Fonologia
  • 12h00-13h00 - Fonologia
  • 14h30-16h30 - Cultura de países de língua portuguesa

17 de janeiro

  • 10h00-11h30 - História da língua
  • 12h00-13h00 - História da língua
  • 14h30-16h30 - Oficina de gramática

20 de janeiro

  • 10h00-11h30 - Psicolinguística e ensino de línguas
  • 12h00-13h00 - Psicolinguística e ensino de línguas
  • 14h30-16h30 - Oficina de leitura

21 de janeiro

  • 10h00-11h30 - Literatura de expressão portuguesa
  • 12h00-13h00 - Literatura de expressão portuguesa
  • 14h30-16h30 - Oficina de escrita

22 de janeiro

  • 10h00-11h30 - Pragmática e análise do discurso
  • 12h00-13h00 - Pragmática e análise do discurso
  • 14h30-16h30 - Psicolinguística e ensino de línguas

23 de janeiro

  • 10h00-11h30 - Fonologia
  • 12h00-13h00 - Fonologia
  • 14h30-16h30 - Semântica

24 de janeiro

  • 10h00-11h30 - História da língua
  • 12h00-13h00 - Sintaxe
  • 14h30-16h30 - Semântica

27 de janeiro

  • 10h00-11h30 - Sintaxe
  • 12h00-13h00 - Sintaxe
  • 14h30-16h30 - Semântica

28 de janeiro

  • 10h00-11h30 - Léxico
  • 12h00-13h00 - Léxico
  • 14h30-16h30 - Cultura de países de língua portuguesa

29 de janeiro

  • 10h00-11h30 - Tecnologias de apoio ao ensino
  • 12h00-13h00 - Tecnologias de apoio ao ensino
  • 14h30-16h30 - Oficina de gramática

30 de janeiro

  • 10h00-11h30 - Oficina de gramática
  • 12h00-13h00 - Oficina de leitura
  • 14h30-16h30 - Oficina de leitura

31 de janeiro

  • 14h30-16h30 - Oficina de gramática

Salas

  • Sala 201