Objetivos
- Contribuir para uma efetiva melhoria dos desempenhos profissionais dos destinatários, pelo aprofundamento de conhecimentos e competências;
- Fomentar uma atitude de pesquisa e de aprendizagem permanente nos destinatários;
- Levar o formando a relacionar as instruções programáticas com o conhecimento científico de forma combinada e significativa;
- Refletir nas finalidades do estudo da língua e interrogar-se sobre as suas práticas pedagógicas.
Metodologia
As sessões são constituídas por duas partes: uma primeira parte de exposição teórica a cargo do formador e um momento (mais ou menos alargado, conforme os casos) de prática:
- Resolução o de questões propostas pelo formador;
- Aplicação dos conhecimentos a materiais a construir pelos formandos, como fichas de trabalho, planificações de unidades letivas, etc.
Privilegia-se nas sessões presenciais o trabalho colaborativo entre formandos e a partilha do saber e do saber fazer, estando previstas igualmente pequenas tarefas de carácter individual.
Regime de avaliação dos formandos:
A avaliação será traduzida numa escala numérica de 0 a 20 ou numa escala qualitativa, obtida por aprovação num trabalho individual final a definir, e mediante a assiduidade, qualidade e relevância da participação nas sessões.
No caso de não querer sujeitar-se a uma avaliação sumativa, o formando poderá ter apenas um certificado de presença, se não exceder a percentagem de faltas permitida pela avaliação contínua.
Modelo de avaliação da ação:
- A ação deverá ser avaliada pelos formadores e pelos formandos, mediante o preenchimento de fichas próprias.
Cronograma das sessões
14 de janeiro
- 10h00-11h30 - Literatura de expressão portuguesa
- 12h00-13h00 - Léxico
- 14h30-16h30 - Sintaxe
15 de janeiro
- 10h00-11h30 - Literatura de expressão portuguesa para a infância e a juventude
- 12h00-13h00 - Literatura de expressão portuguesa para a infância e a juventude
- 14h30-16h30 - Pragmática e análise do discurso
16 de janeiro
- 10h00-11h30 - Fonologia
- 12h00-13h00 - Fonologia
- 14h30-16h30 - Cultura de países de língua portuguesa
17 de janeiro
- 10h00-11h30 - História da língua
- 12h00-13h00 - História da língua
- 14h30-16h30 - Oficina de gramática
20 de janeiro
- 10h00-11h30 - Psicolinguística e ensino de línguas
- 12h00-13h00 - Psicolinguística e ensino de línguas
- 14h30-16h30 - Oficina de leitura
21 de janeiro
- 10h00-11h30 - Literatura de expressão portuguesa
- 12h00-13h00 - Literatura de expressão portuguesa
- 14h30-16h30 - Oficina de escrita
22 de janeiro
- 10h00-11h30 - Pragmática e análise do discurso
- 12h00-13h00 - Pragmática e análise do discurso
- 14h30-16h30 - Psicolinguística e ensino de línguas
23 de janeiro
- 10h00-11h30 - Fonologia
- 12h00-13h00 - Fonologia
- 14h30-16h30 - Semântica
24 de janeiro
- 10h00-11h30 - História da língua
- 12h00-13h00 - Sintaxe
- 14h30-16h30 - Semântica
27 de janeiro
- 10h00-11h30 - Sintaxe
- 12h00-13h00 - Sintaxe
- 14h30-16h30 - Semântica
28 de janeiro
- 10h00-11h30 - Léxico
- 12h00-13h00 - Léxico
- 14h30-16h30 - Cultura de países de língua portuguesa
29 de janeiro
- 10h00-11h30 - Tecnologias de apoio ao ensino
- 12h00-13h00 - Tecnologias de apoio ao ensino
- 14h30-16h30 - Oficina de gramática
30 de janeiro
- 10h00-11h30 - Oficina de gramática
- 12h00-13h00 - Oficina de leitura
- 14h30-16h30 - Oficina de leitura
31 de janeiro
- 14h30-16h30 - Oficina de gramática
Salas
- Sala 201