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Fundamentação do Plano de Formação

O desenvolvimento das tecnologias de informação e a sua rápida evolução afeta toda a sociedade, muito em especial na área da educação. Certos instrumentos tecnológicos, tais como a televisão, o computador e a Internet, já se encontram disponíveis nas escolas, comprovando a necessidade de metodologias didáticas inovadoras que beneficiem das potencialidades desses recursos.

A inserção de novas tecnologias nas escolas e no ensino acarta, manifestamente, modificações na sala de aula, nem sempre de fácil gestão. O Quadro Interativo tem vindo a ser empregue como recurso didático na atividade letiva, em todos os níveis escolares e áreas científicas. No entanto, consoante a área científica em questão, a aplicação de estratégias de exploração do Quadro Interativo é, necessariamente, diferenciada.

Na área da Física, tem-se observado uma carência de conhecimento, por parte dos professores, sobre como aplicar os imensos recursos dos Quadros Interativos para além da simples projeção, os quais podem potenciar, nos estudantes, uma aprendizagem bastante mais eficaz do que a habitual. Em particular, a transformação de práticas letivas expositivas em francamente interativas, é uma das características que resulta da utilização adequada dos Quadros Interativos. Para tal, há que aprender a produzir recursos interativos que possam ser motivadores, cientificamente confiáveis e exploráveis em contexto de sala de aula. É nesse âmbito que se vai centrar esta ação de formação.

Objetivos

Esta ação de formação tem como objetivo proporcionar aos professores do grupo de recrutamento 510, formas práticas de utilização do Quadro Interativo em contexto de sala de aula. A ação destina-se a professores dos ensinos básico e secundário, na área da Física.

  • Pretende-se que, no final desta ação, os formandos sejam capazes de produzir recursos interativos usando as ferramentas disponíveis nos Quadros Interativos, e que possam ser utilizados em ambiente de sala de aulas.

Conteúdo programático

  • Generalidades sobre Quadros Interativos
  • Introdução ao Quadro Interativo
  • Integração

Cronograma das sessões

27 de janeiro
  • 14h00-17h00 - Apresentação da ação e logística. O ensino por quadros interativos: visualização de vídeos e debate. Instalação de software educativo para o QI e registo em plataforma de partilha de recursos online.
  • 17h00-20h00 - Exploração e utilização de ferramentas básicas do software do QI: cursores, botões, menus, perfis. Criação de flipcharts usando essas ferramentas.
28 de janeiro
  • 9h00-12h00 - Exploração e utilização de ferramentas básicas do software do QI: cursores, botões, menus, perfis. Criação de flipcharts usando essas ferramentas.
  • 14h-17h00 - Utilização da função ActiVote para ensino interativo e conceptual. Análise de exemplos.
29 de janeiro
  • 9h00-12h00 - Integração do QI com outro software: o Autograph e o Tracker. Aplicação em situações de sala de aula.
  • 14h00-17h00 - Análise crítica de exemplos de flipcharts, com sugestões de alteração/melhoramento.
30 de janeiro
  • 9h00-12h00 - Trabalho em pequeno grupo.
  • 14h00-17h00- Trabalho em pequeno grupo. Início da apresentação dos trabalhos pelos formandos.
  • 17h00-20h00 - Apresentação dos trabalhos pelos formandos. Avaliação da Ação de Formação.

Recomenda-se que cada formando se faça acompanhar de um computador portátil.

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