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Fundamentação do Plano de Formação

O e-learning é uma das vertentes mais prometedoras dentro do vasto leque de utilizações educativas do universo digital. Recorrendo a plataformas coerentes e cursos bem organizados é possível chegar mais além no que respeita à qualidade e à quantidade daquilo que se ensina e se aprende. Além do encurtamento do espaço físico e do acesso a locais com difíceis acessibilidades, as plataformas de e-learning permitem também alternativas qualificadas que minimizam ou mesmo anulam certas dificuldades de gestão do tempo por parte de quem quer aprender e ensinar. Levam a escola para fora da escola e prolongam a aprendizagem.

Somam-se ainda vantagens para as próprias formas de ensinar e aprender, que poderão incluir estratégias mais colaborativas e orientadas para a sociedade marcadamente tecnológica e digital em que vivemos. Pretende-se com esta acção reflectir sobre a problemática do e-learning em Química. Conhecer ambientes de ensino a distância e praticar em plataformas de e-learning ("Moodle" em particular) adequadas, com o intuito de motivar e estimular a sua implementação real, por parte dos professores de Química, em terreno educativo, com os alunos.

Objetivos

  • Refletir sobre as virtudes e constrangimentos associados ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino da Química.
  • Analisar o caso particular do EAD - vantagens, desvantagens e subtilezas.
  • Conhecer algumas teorias subjacentes ao e-learning.
  • Conhecer algumas plataformas de e-learning e as respetivas vantagens e desvantagens.
  • Conhecer mais aprofundadamente as funcionalidades da plataforma Moodle, (descrição geral, principais ferramentas) assim como algumas virtudes e defeitos.
  • Conhecer algumas experiências de EAD levadas a cabo em Portugal e no mundo
  • Analisar criticamente o EAD que se tem praticado.
  • Dinamizar fóruns e participar em chats de conversação síncrona.
  • Criar e desenvolver um projecto pessoal que toque uma temática importante no âmbito do EAD aplicado ao ensino da Química, como por exemplo:
    • Desenhar um curso de EAD;
    • Explorar as ferramentas de e-learning (hipertextos, quiz, testes, chat);
    • Fazer "Quiz" sobre EAD; FAQ em EAD; o "advogado do diabo" do EAD;
    • "Boas práticas" de e-learning;
    • Obstáculos típicos à prossecução de práticas de e-learning;
    • Videoconferência e e-learning;
    • Certificação e sigilo em e-learning e o futuro;
    • E-learning e formação contínua;
    • E-learning no ensino secundário: uma ousadia?;
    • Etc.
  • Conhecer formas de avaliação de cursos de e-learning.
  • Perspetivar o futuro do e-learning e das comunidades virtuais.

Conteúdo programático

Apesar dos conteúdos da ação não serem estanques organizam-se em módulos:

  • Apresentação: dos formadores e dos formandos, do plano de trabalhos a desenvolver e dos objetivos da acção (1 hora).
  • Funcionalidades da plataforma Moodle, (descrição geral, principais ferramentas) assim como algumas virtudes e defeitos. Referência a outras plataformas de e-learning (2 horas ).
  • Conhecer algumas teorias subjacentes ao e-learning e algumas experiências de ensino a distância levadas a cabo em Portugal e no mundo. Analisar criticamente o ensino a distância que se tem praticado (3 horas )
  • Dinamização de fóruns e participação em chats de conversação síncrona (6 horas)
  • Criação e desenvolvimento de um projeto pessoal que toque uma temática importante no âmbito do EAD, como por exemplo (6 horas):
    • Desenhar um curso de EAD;
    • Explorar as ferramentas de e-learning (hipertextos, quiz, testes, chat);
    • Fazer "Quiz" sobre EAD;
    • FAQ em EAD;
    • O "advogado do diabo" do EAD;
    • "Boas práticas" de e-learning;
    • Obstáculos típicos à prossecução de práticas de e-learning;
    • Videoconferência e e-learning;
    • Certificação e sigilo em e-learning e o futuro;
    • E-learning e formação contínua;
    • E-learning no ensino secundário: uma ousadia?;
    • Etc.
  • Conhecer formas de avaliação de cursos de e-learning. Perspectivar o futuro do e-learning e das comunidades virtuais (3 horas )
  • Apresentação dos trabalhos desenvolvidos nas sessões virtuais. Síntese da acção e propósitos de continuidade (4 horas)

Metodologias

  • Haverá uma sessão presencial inicial e uma outra sessão presencial final. Poderão existir outras sessões presenciais intermédias ao longo do curso.
  • Terão lugar algumas sessões virtuais, podendo existir algumas sessões síncronas e com bastantes momentos assíncronos, em horas oportunas para os formandos.
  • As sessões síncronas terão a duração aproximada de 1 hora 15 minutos.
  • Cada formando terá o seu projeto pessoal na plataforma de e-learning, que ele próprio gere e dinamiza.
  • No final de alguns momentos virtuais haverá um TPC que será pretexto da aula seguinte ou de publicações individuais.
  • Na última sessão far-se-á a partilha dos trabalhos elaborados pelos diferentes formandos, presencialmente.

Cronograma das sessões

Sessão 1 | 27 de janeiro (14h-20h) | Presencial

  • 1.ª Parte
    • Generalidades sobre e-learning.
    • Prática na plataforma Moodle: descrição geral, funcionalidades da plataforma, principais ferramentas, algumas virtudes e constrangimentos.
    • Elaboração de um texto-síntese das ideias mais importantes da sessão.
  • 2.ª Parte
    • Introdução à exploração da plataforma Moodle.
    • Exercícios iniciais de interação com o Moodle.

Sessão 2 | 28 de janeiro (9h-12h) | Presencial

  • Continuação da exploração da plataforma Moodle.
  • Exercícios de interação com os "recursos" e "atividades" do Moodle.

Sessão 3 | 28 de janeiro (14h-17h) | Assíncrona

  • Moodle e outras plataformas de e-learning.
  • Principais componentes do e-learning.
  • Algumas teorias subjacentes ou relacionadas com e-learning.
  • Virtudes e constrangimentos do e-learning.
  • Construção e avaliação de cursos à distância.

Sessão 4 | 29 de janeiro (9h-12h) | Síncrona

  • Currículo "just-in-case" e "just-in-time": algumas diferenças entre o ensino tradicional e o ensino a distância.
  • Modelos pedagógicos e contextos de e-learning.
  • Papel do professor em contextos de e-learning.

Sessão 5 | 29 de janeiro (14h-17h) | Assíncrona

  • Análise de testes e lições realizados no Moodle para o ensino da Química.
  • Experiências de e-learning no Brasil e no mundo.
  • Considerações e desafios da Web 2.0.
  • Futuro do e-learning e das comunidades virtuais.

Sessão 6 | 30 de janeiro (9h-12h) | Presencial

  • Exercícios de interação com as atividades "teste" e "lição" do Moodle.
  • Desenvolvimento de exemplos destas atividades.
  • Ferramentas e aplicações práticas da web 2.0 com potencialidades educativas. Exemplos e exercícios de exploração

Sessão 7 | 31 de janeiro (9h-12h) | Presencial

  • 1.ª Parte
    • Apresentação dos "Projectos Pessoais" desenvolvidos.
  • 2.ª Parte
    • Discussão dos trabalhos apresentados.
    • Síntese da ação e propósitos de continuidade.

Salas

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