Fundamentação do Plano de Formação
O e-learning é uma das vertentes mais prometedoras dentro do vasto leque de utilizações educativas do universo digital. Recorrendo a plataformas coerentes e cursos bem organizados é possível chegar mais além no que respeita à qualidade e à quantidade daquilo que se ensina e se aprende. Além do encurtamento do espaço físico e do acesso a locais com difíceis acessibilidades, as plataformas de e-learning permitem também alternativas qualificadas que minimizam ou mesmo anulam certas dificuldades de gestão do tempo por parte de quem quer aprender e ensinar. Levam a escola para fora da escola e prolongam a aprendizagem.
Somam-se ainda vantagens para as próprias formas de ensinar e aprender, que poderão incluir estratégias mais colaborativas e orientadas para a sociedade marcadamente tecnológica e digital em que vivemos. Pretende-se com esta acção reflectir sobre a problemática do e-learning em Química. Conhecer ambientes de ensino a distância e praticar em plataformas de e-learning ("Moodle" em particular) adequadas, com o intuito de motivar e estimular a sua implementação real, por parte dos professores de Química, em terreno educativo, com os alunos.
Objetivos
- Refletir sobre as virtudes e constrangimentos associados ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino da Química.
- Analisar o caso particular do EAD - vantagens, desvantagens e subtilezas.
- Conhecer algumas teorias subjacentes ao e-learning.
- Conhecer algumas plataformas de e-learning e as respetivas vantagens e desvantagens.
- Conhecer mais aprofundadamente as funcionalidades da plataforma Moodle, (descrição geral, principais ferramentas) assim como algumas virtudes e defeitos.
- Conhecer algumas experiências de EAD levadas a cabo em Portugal e no mundo
- Analisar criticamente o EAD que se tem praticado.
- Dinamizar fóruns e participar em chats de conversação síncrona.
- Criar e desenvolver um projecto pessoal que toque uma temática importante no âmbito do EAD aplicado ao ensino da Química, como por exemplo:
- Desenhar um curso de EAD;
- Explorar as ferramentas de e-learning (hipertextos, quiz, testes, chat);
- Fazer "Quiz" sobre EAD; FAQ em EAD; o "advogado do diabo" do EAD;
- "Boas práticas" de e-learning;
- Obstáculos típicos à prossecução de práticas de e-learning;
- Videoconferência e e-learning;
- Certificação e sigilo em e-learning e o futuro;
- E-learning e formação contínua;
- E-learning no ensino secundário: uma ousadia?;
- Etc.
- Conhecer formas de avaliação de cursos de e-learning.
- Perspetivar o futuro do e-learning e das comunidades virtuais.
Conteúdo programático
Apesar dos conteúdos da ação não serem estanques organizam-se em módulos:
- Apresentação: dos formadores e dos formandos, do plano de trabalhos a desenvolver e dos objetivos da acção (1 hora).
- Funcionalidades da plataforma Moodle, (descrição geral, principais ferramentas) assim como algumas virtudes e defeitos. Referência a outras plataformas de e-learning (2 horas ).
- Conhecer algumas teorias subjacentes ao e-learning e algumas experiências de ensino a distância levadas a cabo em Portugal e no mundo. Analisar criticamente o ensino a distância que se tem praticado (3 horas )
- Dinamização de fóruns e participação em chats de conversação síncrona (6 horas)
- Criação e desenvolvimento de um projeto pessoal que toque uma temática importante no âmbito do EAD, como por exemplo (6 horas):
- Desenhar um curso de EAD;
- Explorar as ferramentas de e-learning (hipertextos, quiz, testes, chat);
- Fazer "Quiz" sobre EAD;
- FAQ em EAD;
- O "advogado do diabo" do EAD;
- "Boas práticas" de e-learning;
- Obstáculos típicos à prossecução de práticas de e-learning;
- Videoconferência e e-learning;
- Certificação e sigilo em e-learning e o futuro;
- E-learning e formação contínua;
- E-learning no ensino secundário: uma ousadia?;
- Etc.
- Conhecer formas de avaliação de cursos de e-learning. Perspectivar o futuro do e-learning e das comunidades virtuais (3 horas )
- Apresentação dos trabalhos desenvolvidos nas sessões virtuais. Síntese da acção e propósitos de continuidade (4 horas)
Metodologias
- Haverá uma sessão presencial inicial e uma outra sessão presencial final. Poderão existir outras sessões presenciais intermédias ao longo do curso.
- Terão lugar algumas sessões virtuais, podendo existir algumas sessões síncronas e com bastantes momentos assíncronos, em horas oportunas para os formandos.
- As sessões síncronas terão a duração aproximada de 1 hora 15 minutos.
- Cada formando terá o seu projeto pessoal na plataforma de e-learning, que ele próprio gere e dinamiza.
- No final de alguns momentos virtuais haverá um TPC que será pretexto da aula seguinte ou de publicações individuais.
- Na última sessão far-se-á a partilha dos trabalhos elaborados pelos diferentes formandos, presencialmente.
Cronograma das sessões
Sessão 1 | 27 de janeiro (14h-20h) | Presencial
- 1.ª Parte
- Generalidades sobre e-learning.
- Prática na plataforma Moodle: descrição geral, funcionalidades da plataforma, principais ferramentas, algumas virtudes e constrangimentos.
- Elaboração de um texto-síntese das ideias mais importantes da sessão.
- 2.ª Parte
- Introdução à exploração da plataforma Moodle.
- Exercícios iniciais de interação com o Moodle.
Sessão 2 | 28 de janeiro (9h-12h) | Presencial
- Continuação da exploração da plataforma Moodle.
- Exercícios de interação com os "recursos" e "atividades" do Moodle.
Sessão 3 | 28 de janeiro (14h-17h) | Assíncrona
- Moodle e outras plataformas de e-learning.
- Principais componentes do e-learning.
- Algumas teorias subjacentes ou relacionadas com e-learning.
- Virtudes e constrangimentos do e-learning.
- Construção e avaliação de cursos à distância.
Sessão 4 | 29 de janeiro (9h-12h) | Síncrona
- Currículo "just-in-case" e "just-in-time": algumas diferenças entre o ensino tradicional e o ensino a distância.
- Modelos pedagógicos e contextos de e-learning.
- Papel do professor em contextos de e-learning.
Sessão 5 | 29 de janeiro (14h-17h) | Assíncrona
- Análise de testes e lições realizados no Moodle para o ensino da Química.
- Experiências de e-learning no Brasil e no mundo.
- Considerações e desafios da Web 2.0.
- Futuro do e-learning e das comunidades virtuais.
Sessão 6 | 30 de janeiro (9h-12h) | Presencial
- Exercícios de interação com as atividades "teste" e "lição" do Moodle.
- Desenvolvimento de exemplos destas atividades.
- Ferramentas e aplicações práticas da web 2.0 com potencialidades educativas. Exemplos e exercícios de exploração
Sessão 7 | 31 de janeiro (9h-12h) | Presencial
- 1.ª Parte
- Apresentação dos "Projectos Pessoais" desenvolvidos.
- 2.ª Parte
- Discussão dos trabalhos apresentados.
- Síntese da ação e propósitos de continuidade.
Salas
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