T.: +00351 96 147 10 57 | E.: fpcapesup@gmail.com


Fundamentação do Plano de Formação

No contexto atual de uma sociedade fortemente marcada pela ciência e tecnologia, existe uma grande necessidade de cativar os jovens para áreas disciplinares como a Física, ligando os conteúdos científicos à explicação dos fenómenos naturais através de modelos físicos adequados. Os atuais programas dos ensinos básico e secundário foram elaborados no sentido de promover o desenvolvimento de competências durante o processo de aprendizagem dos alunos.

Esse propósito passa por uma eficaz aprendizagem conceptual dos conteúdos científicos. Para tal, é necessário que o ensino nas escolas seja fértil em estratégias que potenciem a participação ativa dos alunos, proporcionando-lhes o contacto com atividades interativas que levem o aluno a discutir situações problemáticas, retirar dados, construir gráficos, desenvolver o espírito crítico e a aumentar a sua literacia científica.

Estes aspetos implicam alterações nos métodos de ensino habitualmente usados pelos professores, com a introdução de práticas pedagógicas ativas e materiais interativos. Um ensino da Física com qualidade tem que estar associado a uma adequada preparação profissional dos professores, para explorarem os materiais didáticos disponíveis.

Assim, esta ação pretende ajudar os professores no uso e exploração de materiais interativos, tais como questões conceptuais, physlets e análise de vídeos com programas informáticos, entre outros, tirando partido do potencial didático dos quadros interativos, quer no contexto da sala de aulas, quer como trabalhos de enriquecimento curricular. A finalidade é aprofundar competências científicas e didáticas nos professores para a produção e uso desse tipo de materiais didáticos, que promovam uma melhor aprendizagem dos conteúdos da Física pelos seus alunos.

Objetivos

  • Contribuir para o reforço das competências científicas e didáticas dos professores do grupo de recrutamento 510, a lecionar os conteúdos de Física nos ensinos básico e secundário.
  • Proporcionar aos professores a oportunidade de explorar materiais interativos, como questões conceptuais, physlets e análise de vídeos por via informática, para promover uma aprendizagem conceptual eficaz.
  • Ensinar a manipular os materiais disponíveis e a explorá-los quer no contexto de sala de aulas, quer como trabalhos de enriquecimento curricular dos alunos.
  • Incentivar à criação de materiais interativos, quer a partir dos já existentes, quer partindo de situações novas, partilhando-os com os outros professores.
  • Tirar partido do quadro interativo no ensino dos conteúdos da Física.
  • Criar uma rede de professores e de escolas, onde os professores possam implementar estratégias de ensino interativo, trocando as suas experiências e avaliando os ganhos de aprendizagem dos seus alunos.

Conteúdo programático

  • O ensino interativo e os ganhos de aprendizagem.
  • Discussão de alguns métodos interativos:
    • Instrução por pares (peer instruction),
    • Just-In-Time Teaching, Microcomputer-Based Learning (MBL),
    • análise de movimentos com recurso à gravação digital e a programas informáticos.
  • Realização de atividades práticas envolvendo a resolução e reformulação de questões conceptuais:
    • sua exploração em sala de aula
  • Uso e manipulação de Physlets:
    • Ilustrações, Explorações, Problemas e Atividades Experimentais Virtuais.
  • Modificação de animações java e exploração do software EasyJava.
  • Realização de vídeos e sua análise por via informática.
  • Aproveitamento das potencialidades do Quadro Interativo no ensino da Física.

Cronograma das sessões

13 de janeiro
  • 17h00-20h00 - Apresentação da ação e logística. Importância do ensino interativo na aprendizagem dos alunos. Exemplos de ensino interativo.
14 de janeiro
  • 9h00-12h00 - A Peer Instruction. Uso de Flash cards para respostas em grande grupo. Exploração de questões conceptuais em sala de aula.
  • 14h00-17h00 - O Just-in-Time-Teaching. Ensino e aprendizagem com recursos virtuais e animações. As Physlets na sala de aulas: "Ilustrações".
  • 17h00-20h00 - As Physlets na sala de aulas: "Explorações" e "Problemas".
15 de janeiro
  • 14h00-17h00 - Vídeos Educativos: gravação e uso de programas de análise. Manipulação de vídeos e modelação.
  • 17h00-20h00 - Exploração de vídeos usando o Tracker. Trabalho colaborativo e de gravação.
16 de janeiro
  • 15h00-18h00 - As Physlets na sala de aulas: "Experiências Virtuais". Alteração de uma Physlets usando a programação JavaScript. Projeto de rede de escolas com ensino interativo.
17 de janeiro
  • 10h00-12h00 - Trabalho em pequeno grupo
  • 14h00-18h00 - Apresentação dos trabalhos pelos formandos. Avaliação da ação de formação.

Sala

  • Sala 1.21 do Departamento de Física a e Astronomia

Recomenda-se que cada formando se faça acompanhar de um computador portátil.

Mais informações aqui.