Uma viagem pela Fractalândia

8 de Maio - 17h00min
Escola Secundária Aurélia de Sousa
Sala de Informática
O universo da geometria é conhecido há mais de dois mil anos pelas suas figuras `regulares", tais como círculos, triângulos, rectângulos e outros polígonos Mas na década de 1970, Mandelbrot descobriu novos objectos neste universo, que embora parecendo "irregulares" eles pode ser obtidos, de um modo simples, por processos iterativos de fórmulas matemáticas. São estes objectos, que vieram a ser designados de fractais que iremos abordar durante esta actividade Veremos que eles têm propriedades de auto-semelhança, que fazem com que se possam reproduzir a partir de objectos geométricos simples, mas que insistem em ter propriedades "estranhas", tais como ocuparem uma área limitada, cujo perímetro é infinito...