|
Planos de Estudos :: Licenciatura em QUÍMICA com possibilidade de fazer uma formação complementar noutra área (MINOR)
|
| |
|
| |
UNIDADES CURRICULARES |
ÁREA |
ANO |
SEMESTRE |
CRÉDITOS |
CÓDIGO |
OPÇÃO |
|
|
Semestre 1 |
INTRODUÇÃO À FÍSICA |
F |
1 |
S1 |
7,5 |
F153 |
|
Objectivo: Proporcionar uma visão geral sobre algumas conceitos básicos de
Física, ilustrados com aplicações relevantes.Programa: Mecânica da partícula. Forças. Trabalho energia e momento.
Oscilações: dissipação, energia e ressonância. Modelos atómicos de
osciladores. Ondas: propagação, velocidades, interferência, reflexão e
transmissão. Conceitos de óptica geométrica. Campos eléctricos e
magnéticos em situações simples. Momentos magnéticos e precessão.
Ressonância magnética nuclear. Noções elementares de circuitos
eléctricos. |
|
FUNDAMENTOS DE QUÍMICA |
Q |
1 |
S1 |
7,5 |
Q101 |
|
Objectivo: Abordagem de temas fundamentais e integradores em Química: química e
transformação; estequiometria; medição em química; energia e
transformação, espontaneidade, entropia e função de Gibbs; equilíbrios
de fases e equilíbrio químico; velocidade de transformação.Programa: Química e transformação. Matéria, energia e reacções químicas. Medição
em Ciência. Estequiometria. Os estados da matéria e as propriedades
dos gases. Energia e transformação: 1º Princípio da Termodinâmica ou
da conservação da energia. Termoquímica. Espontaneidade e entropia,
2º e 3º Princípios da Termodinâmica. Função de Gibbs e equilíbrio
Equilíbrios de fases. Equilíbrios químicos: de ácido-base, de
solubilidade e simultâneos. Reacções de oxidação- redução e equilíbrio
electroquímico. Fundamentos de cinética química; mecanismo reaccional
e catálise. |
|
LABORATÓRIO DE QUÍMICA I |
Q |
1 |
S1 |
5,0 |
Q111 |
|
Objectivo: Preparação dos alunos para a realização correcta das principais
operações unitárias em Química.Programa: Regras básicas de segurança. Boas práticas laboratoriais.
Procedimentos para utilização de equipamentos básicos (leituras
correctas, registos adequados). Pesquisa bibliográfica. Realização de
trabalhos laboratoriais que incluam operações unitárias fundamentais.
Elaboração de relatórios. |
|
MATEMÁTICA I |
M |
1 |
S1 |
7,5 |
M193 |
|
Objectivo: Dominar ferramentas matemáticas com amplas aplicações nas ciências
naturais e da saúde : cálculo diferencial e integral de uma variável,
álgebra de matrizes e sistemas de equações lineares, introdução às
equações diferenciais e séries.Programa: Cálculo diferencial: derivadas, máximos e mínimos locais, esboço de
gráficos de funções. Aproximação de funções: polinómios de Taylor e
resto de Lagrange. Cálculo integral: técnicas de primitivação,
integral definido, Teorema Fundamental do Cálculo. Áreas de regiões
limitadas por curvas. Volume de sólidos de revolução. Equações
diferenciais de primeira ordem: equações separáveis e equações
lineares. Aplicações. Sucessões e séries. Séries
geométricas. Critérios de convergência: comparação, razão e
Leibniz. Álgebra de matrizes.
Aplicações. Determinantes. Característica de uma matriz. Resolução de
sistemas de equações lineares: método de Gauss; regra de Cramer e sua
generalização. |
|
LABORATÓRIO DE FÍSICA |
F |
1 |
S1 |
2,5 |
F157 |
|
Objectivo: Proporcionar um contacto com instrumentação básica de
Física. Consolidar conceitos básicos de Física através da sua
aplicação experimental. Desenvolver trabalhos em grupo.Programa: Realização de alguns trabalhos práticos elementares de diversas áreas
da Física (mecânica, fluidos electricidade e magnetismo,
óptica). Análise e discussão crítica de resultados. |
|
|
Semestre 2 |
MATEMÁTICA II |
M |
1 |
S2 |
7,5 |
M194 |
|
Objectivo: Aprofundar o domínio das ferramentas matemáticas mais aplicadas nas
ciências naturais: álgebra linear e geometria analítica, curvas
parametrizadas, cálculo diferencial e integral de várias variáveis.Programa: Álgebra linear: espaços vectoriais, aplicações lineares. Valores
próprios, polinómio característico, diagonalização de um operador
linear. Geometria analítica: produto escalar, ângulos, projecções,
distâncias. Curvas parametrizadas no plano e no espaço. Funções reais
de várias variáveis. Derivadas parciais e direccionais. Matriz
jacobiana. Máximos e mínimos locais de uma função de várias
variáveis. Integrais múltiplos. Teorema de Fubini. Cálculo de
integrais em coordenadas cartesianas. Fórmula de mudança de
coordenadas. Cálculo de integrais em coordenadas não
cartesianas. Aproximação de funções. Aproximação de soluções de
equações não lineares. |
|
QUÍMICA ORGÂNICA |
Q |
1 |
S2 |
7,5 |
Q202 |
|
Objectivo: Esta unidade curricular tem como objectivo a aquisição de
conhecimentos sobre a estrutura, estereoquímica e a a nomenclatura de
compostos orgânicos. Estabelecer a relação estrutura-reactividade de
modo a compreender os principais mecanismos de reacções orgânicas com
aplicação em síntese, em biologia e na indústria.Programa: Nomenclatura de compostos orgânicos. Reacções da Química Orgânica:
intermediários e efeitos envolvidos. Carbocatiões, carboaniões e
radicais livres. Efeito indutivo e efeito mesomérico. Alcanos e
cicloalcanos. Estereoisomeria. Propriedades e reacções de:
haloalcanos, álcoois, éteres, alcenos, aldeídos, cetonas, alcinos,
compostos aromáticos, ácidos carboxílicos, ésteres e amidas.
Biomoléculas: Carboidratos, ácidos nucleicos, aminoácidos, proteínas e
lípidos. |
|
QUÍMICA INORGÂNICA |
Q |
1 |
S2 |
7,5 |
Q212 |
|
Objectivo: Proporcionar conhecimentos básicos sobre ligação química, geometria
molecular e aplicação destes conceitos ao estudo de reacções químicas
de compostos inorgânicos. Abordagem de algumas aplicações de compostos
inorgânicos em indústria e sociedade.Programa: Ligação química e geometria molecular em compostos de elementos
representativos. Estrutura de metais e sólidos iónicos. Ligação
química em complexos de metais de transição. Conceitos de ácido-base
de Brönsted e de Lewis. Exemplos: propriedades ácido-base de óxidos,
oxoácidos e catiões metálicos. Aspectos gerais sobre química dos
elementos representativos. Ciclos dos elementos. Importância
societária dos produtos inorgânicos de base e sua preparação
industrial. Efeitos ambientais. Aspectos gerais sobre a química dos
metais de transição. |
|
LABORATÓRIO DE QUÍMICA II |
Q |
1 |
S2 |
2,5 |
Q122 |
|
Objectivo: Aprendizagem de práticas laboratoriais correctas, consolidação de
conhecimentos atarvés de execução de experiências, interpretação e
discussão de resultados.Programa: Realização de trabalhos laboratoriais em que são aplicados
conhecimentos teóricos e de índole laboratorial adquiridos
anteriormente. Pesquisa Bibliográfica. Elaboração de Relatórios. |
|
ESTRUTURA ATÓMICA E MOLECULAR |
Q |
1 |
S2 |
5,0 |
Q222 |
|
Objectivo: O objectivo desta disciplina é proporcionar, ao aluno, conhecimentos
de base sólidos sobre a estrutura da matéria e ligação química que
facilitem a compreensão de outros assuntos da química.Programa: A mecânica quântica como teoria alternativa à física clássica na
descrição de certos fenómenos. Os postulados da mecânica quântica. O
átomo de Hidrogénio - Propriedades e descrição quântica da sua
estrutura electrónica. Átomos multielectrónicos - Aproximação
orbital. Espectroscopia atómica - transições electrónicas e regras de
selecção. Ligação química. Moléculas diatómicas e poliatómicas.
Geometria molecular. |
|
|
Semestre 3 |
QUÍMICA FÍSICA |
Q |
2 |
S1 |
7,5 |
Q223 |
|
Objectivo: Desenvolver os conceitos básicos de Termodinâmica Química ministrados
em Fundamentos de Química numa perspectiva de Termodinâmica Química
Clássica, baseada no seu rigoroso formalismo matemático e, focados na
aplicação e resolução de problemas da Química. Complementar os
conceitos anteriormente adquiridos em Cinética Química com o estudo de
processos elementares, da Teoria Cinética de Gases e do Estado de
Transição; caracterizar cineticamente reacções complexas e reacções em
solução. Introduzir conceitos básicos de Química Física de
Superfícies.Programa: Termodinâmica Química: Princípios da Termodinâmica e suas
aplicações. Potenciais termodinâmicos; Afinidade química . Relações
de Maxwell e de De Donder. Equações de Clausius-Clapeyron e de
Gibbs-Helmoholtz. Potenciais químicos de Gibbs. Diagramas de
fases. Equação de Vant´Hoff. Excepções aparentes do 3º Princípio.
Cinética Química: Processos elementares. Teoria cinética de gases.
Teoria do estado de transição. Sistemas cinéticos simples e sistemas
cinéticos complexos. Hipótese do estado estacionário. Reacções em
solução. Química Física de Superfícies: Tensão superficial. Modelos de
adsorção. |
|
QUÍMICA ANALÍTICA |
Q |
2 |
S1 |
7,5 |
Q233 |
|
Objectivo: Pretende-se transmitir ao aluno a capacidade de compreensão e
descrição dos diferentes processos de separação habitualmente usados
em análise química, identificando os seus aspectos comuns e mostrando
as suas características particulares que os tornam específicos para
realizar determinadas separações. Assimilação e integração de
conceitos e de características de modo a proporcionar uma visão
abrangente dos processos de separação baseados no equilíbrio
heterógeneo, em particular, os processos gravimétricos, de permuta
iónica e de separação física, cromatográfica e por
electroforese. Aquisição de conhecimentos sobre potenciometria.Programa: Introdução à análise química; análise qualitativa e quantitativa;
métodos químicos e instrumentais. Equilíbrio heterogéneo em química
analítica; precipitação; equilíbrio de partição e de sólido-
gás. Permuta iónica. Difusão e transporte em membranas. Forças e
métodos de separação. Processos de separação física: filtração,
centrifugação, osmose, osmose inversa e diálise. Processos
cromatográficos de separação; teoria geral; modelos de eluição, de
pratos e cinético. Cromatografia de adsorção, de partição, de permuta
iónica, de exclusão e de afinidade. Cromatografia em fase gasosa e
HPLC. Electroforese; teoria geral. Focagem isoeléctrica e bi-
dimensional. Electroforese capilar; princípios gerais. Eléctrodos
selectivos de iões e métodos potenciométricos. |
|
LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA |
Q |
2 |
S1 |
5,0 |
Q203 |
|
Objectivo: Execução de algumas técnicas de purificação/identificação e de síntese
de compostos orgânicos, assim como a análise crítica e a resolução de
problemas práticos relacionado com os trabalhos laboratoriais.Programa: Desenvolvimento de técnicas usuais em Química Orgânica e aplicação de
conhecimentos de reacções orgânicas com a realização de trabalhos
experimentais. Purificação de substâncias sólidas/líquidas por
cristalização/destilação e separação por extracção líquido-líquido de
componentes de uma mistura orgânica. Síntese de compostos orgânicos
(SN1, SN2, Cannizzaro, etc). Identificação dos produtos envolvidos por
cromatografia em camada fina. |
|
LABORATÓRIO DE QUÍMICA INORGÂNICA |
Q |
2 |
S1 |
5,0 |
Q213 |
|
Objectivo: Desenvolver competências laboratoriais na síntese e caracterização de
compostos inorgânicos recorrendo a operações unitárias
laboratoriais. Utilização de recursos informáticos e técnicas
instrumentais de caracterização. Desenvolver capacidades de
comunicação em ciência.Programa: Segurança no laboratório de química inorgânica. Operações unitárias em
química inorgânica. Elaboração de relatórios técnicos/científicos e de
apresentações orais. Utilização de ferramentas computacionais em
química inorgânica (folhas de cálculo, utilitários de modelos
moleculares). Síntese de compostos inorgânicos. Aplicação de técnicas
instrumentais de caracterização em química inorgânica: condutimetria,
potenciometria, espectroscopia de UV/vis, espectroscopia de FTIR,
medição de momentos magnéticos. |
|
MÉTODOS ESTATÍSTICOS |
M |
2 |
S1 |
5,0 |
M171 |
|
Objectivo: Introdução aos princípios fundamentais e técnicas da estatística para
apresentação, análise e interpretação de dados. É dada ênfase à
aplicação da metodologia estatística a problemas concretos.Programa: Apresentação e análise exploratória dos dados. Definição de
probabilidade, probabilidade condicional e
independência. Distribuições discretas, distribuições contínuas,
momentos de uma distribuição. Distribuições multivariadas,
independência. Amostragem, amostragem da distribuição normal e
distribuições amostrais. Estimação pontual e intervalar. Testes de
hipóteses paramétricos e não paramétricos. Testes de ajuste. Tabelas
de contingência e testes do qui-quadrado. Regressão linear e
correlação. |
|
|
Semestre 4 |
LABORATÓRIO DE QUÍMICA FÍSICA |
Q |
2 |
S2 |
5,0 |
Q224 |
|
Objectivo: Desenvolver nos alunos aptidões para a realização experimental de
trabalhos práticos envolvendo medições de parâmetros termodinâmicos,
cinéticos e de fenómenos superficiais, utilizando técnicas
laboratoriais e instrumentais, análise e interpretação de resultados e
elaboração de relatórios científicos.Programa: Realização de trabalhos laboratoriais nas seguintes áreas da Química
Física: Cinética Química - determinação de velocidades específicas e
ordens de reacção; efeito das condições experimentais na cinética;
Termodinâmica Química - determinação de energias de reacção, de
transição de fase e de pressões de vapor; Química de Superfícies -
determinação de isotérmicas de adsorção. |
|
LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA |
Q |
2 |
S2 |
5,0 |
Q234 |
|
Objectivo: Integração dos conhecimentos adquiridos na unidade curricular de
Química Analítica na prática laboratorial de processos gravimétricos,
de separação física e cromatográfica e de métodos potenciométricos,
através da execução de diversos trabalhos práticos. Desenvolvimento
de capacidades de execução laboratorial, registo sistemático,
interpretação de resultados experimentais e sua avaliação crítica.Programa: Execução de metodologias de análise quantitativa que estimulem a
aplicação e a integração prática dos conhecimentos da unidade
curricular de Química Analítica: separação heterogénea; separação por
membrana e processo cromatográfico de separação. Aplicação das
técnicas potenciométricas e das cromatografias em fase gasosa, líquida
de alta eficiência (HPLC) e iónica. Exploração da espectrofotometria
de UV/VIS. |
|
OPÇÃO QUADRO 11.2.4 |
Q |
2 |
S2 |
5,0 |
|
|
|
|
DISCIPLINAS DO MINOR OU OPÇÕES FCUP |
|
2 |
S2 |
15 |
|
|
|
|
|
Semestre 5 |
DISCIPLINAS DO MINOR OU OPÇÕES FCUP |
|
3 |
S1 |
30 |
|
|
|
|
|
Semestre 6 |
DISCIPLINAS DO MINOR OU OPÇÕES FCUP |
Q |
3 |
S2 |
15 |
|
|
|
|
PROJECTO/ESTÁGIO |
Q |
3 |
S2 |
15 |
Q396 |
|
Objectivo: Pretende-se com esta unidade curricular desenvolver
competências de auto-aprendizagem e trabalho autónomo, assim como
de trabalho em equipa, e de comunicação oral e escrita sob a forma de
uma Dissertação, ou de um Relatório, sobre o trabalho realizado.Programa: A disciplina constará de um trabalho de âmbito experimental,
ou não, realizado em grupo, sobre um tema de investigação na área de
Química, conducente à elaboração de uma Dissertação individual, que
será apresentada e discutida perante um Júri. Em alternativa, e
atendendo à oferta disponível, poderá ser realizado um Estágio que
constará de um trabalho realizado individualmente, sob supervisão de
um Tutor do Departamento de Química. O trabalho dará origem a um
Relatório que será apresentado e discutido perante um Júri. |
|
|
Opções Quadro 11.2.4 |
QUÍMICA BIOLÓGICA |
Q |
2 |
S2 |
5,0 |
Q244 |
s |
Objectivo: Conhecer as bases moleculares da vida e os processos químicos em
sistemas biológicos.Programa: Módulo 1 - As bases moleculares da vida: constituintes químicos dos
sistemas biológicos; a célula e as membranas biológicas; informação
genética, seu armazenamento e transmissão. Módulo 2 - Processos
químicos em sistemas biológicos: bioenergética; cinética enzimática;
principais vias metabólicas celulares. Realização de trabalhos
laboratoriais. |
|
QUÍMICA BIOLÓGICA COMPUTACIONAL |
Q |
2 |
S2 |
5,0 |
Q254 |
s |
Objectivo: Propriedades físicas, químicas, biológicas e estruturais dos três
grandes polímeros biológicos. Princípios de catálise enzimática. Usar
técnicas computacionais para o estudo e previsão das propriedades
abordadas.Programa: Conceitos básicos sobre amino-ácidos, previsão compu- tacional do pka
de cadeias laterais de aminoácidos, estrutura primária, secundária,
terciária e quaternária de proteínas, modelação computacional de
proteínas e de complexos proteicos, mutagénese computacional, dinâmica
molecular de proteínas, visualização computacional de proteínas,
princípios de catálise e inibição enzimática, previsão superfícies de
energia potencial de mecanismos catalíticos, previsão da origem do
poder catalítico de enzimas, noções básicas sobre nucleótidos,
estrutura do ADN e ARN, mecanismos de transcrição e tradução do ADN,
mecanismos de fidelidade e correcção de erros. |
|
|
Opções FCUP no Departamento de Química |
SEMESTRE: 5 |
|
|
|
|
|
|
|
|
INTRODUÇÃO À QUÍMICA DOS MATERIAIS |
Q |
3 |
S1 |
7,5 |
Q225 |
s |
Objectivo: Reconhecer as principais classes de materiais; compreender a sua
estrutura a nível atómico-molecular e caracterizar as propriedades
químicas e físicas básicas; correlacionar estrutura/propriedades com
as suas aplicações industriais e no quotidiano.Programa: Conceito de material e diferentes classes de materiais. Ligação
química e estrutura em sólidos, líquidos e mesofases. Introdução às
propriedades dos materiais. Relação estrutura-
propriedade-função. Metais e ligas metálicas. Química de cerâmicas e
compósitos. Polímeros, cristais líquidos e materiais macios.
Nanoquímica, novos materiais em química e suas aplicações. Técnicas
correntes de caracterização de materiais. |
|
SEGURANÇA E HIGIENE AMBIENTAL |
Q |
3 |
S1 |
7,5 |
Q355 |
s |
Objectivo: Pretende-se fornecer aos alunos um conjunto de conhecimentos
interdisciplinares em áreas como análise e gestão de riscos, segurança
no trabalho e higiene ocupacional e ambiental. Especificamente, os
alunos adquirirão um conjunto de competências que lhe permitirão
reconhecer, avaliar e controlar perigos nos locais de trabalho,
resultantes de agentes físicos e químicos. A componente teórica da
disciplina dará maior ênfase à aquisição dos princípios teóricos que
sustentam as metodologias de análise e os processos de redução /
eliminação de riscos.Programa: Avaliação de riscos. Metodologias de análise; Processos de redução e
eliminação de riscos; Gestão de riscos: Organização da avaliação de
riscos. Índices estatísticos de sinistralidade; Actividades laborais e
tipos de perigos e riscos. Avaliação de risco químico ambiental e
ocupacional; Fontes de poluentes e contaminantes; Transporte e
Transferência de poluentes e contaminantes; Impacto de poluentes e
contaminantes. Gestão de riscos de exposição a substâncias
químicas. Risco de incêndio. Equipamentos de protecção individual e
colectiva. Recolha, tratamento e análise de aerossóis, gases e vapores
em ambientes confinados. Recolha, tratamento e apresentação de
informação sobre a segurança e higiene ambiental em diversas
indústrias. |
|
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA EDUCATIVA |
CE |
3 |
S1 |
7,5 |
CE295 |
s |
Objectivo: Reflectir sobre os desafios relacionados com educação-
tecnologias-ciência; elaborar estratégias de utilização de software
educativo no ensino das ciências; conhecer e aplicar designs
pedagógicos em ciências usando e-learning.Programa: Introdução às questões educativas, focando a especificidade dos
desafios colocados à educação, científica, em particular, pelas
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Questões e pistas sobre
a educação nos nossos dias; o papel das TIC na transformação da
escola; as TIC na educação; software educativo em ciências;
e-learning; aptidões transferíveis e tecnologias. Trabalho de síntese
com os alunos, de carácter colaborativo, sobre o tema "o computador, a
escola e o ensino das ciências". |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
SEMESTRE: 4 |
|
|
|
|
|
|
|
|
QUÍMICA BIOINORGÂNICA |
Q |
2 |
S2 |
7,5 |
Q206 |
s |
|
|
QUÍMICA NUCLEAR E RADIOQUÍMICA |
Q |
2 |
S2 |
7,5 |
Q274 |
s |
Objectivo: Noções gerais sobre radioactividade, radiações e interacções da
radiação com a matéria; cuidados a ter no uso de substâncias
radioactivas. Aplicações da radioactividade à resolução de problemas
químicos. Energia Nuclear; conceitos gerais sobre reactores de fissão
e reactores de fusão; bomba atómica e bomba de hidrogénio. A energia
das estrelas.Programa: A descoberta da radioactividade. Radioactividade natural.
Transmutação nuclear. O núcleo atómico. Processos de desintegração
radioactiva. Leis de desintegração radioactiva. Interacção da radiação
com a matéria. Cuidados a ter no uso de substâncias radioactivas.
Detecção e medida de radiação ionizante. Aplicação de métodos
radioquímicos. Fissão nuclear: mecanismos das reacções de fissão,
reactores nucleares, a bomba atómica. Fusão nuclear: reactores de
fusão, a bomba de hidrogénio, síntese nuclear em estrelas. Os
elementos transuraneanos. |
|
DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL |
DPI |
2 |
S2 |
7,5 |
DPI294 |
s |
Objectivo: Compreender a estrutura, organização e mecanismos da Sociedade;
estudar a natureza, mecanismos e instituições da ciência; interpretar
a complexa relação entre ciência e sociedade; praticar aptidões
transferíveis.Programa: Compreensão da estrutura, organização e mecanismos da Sociedade
(sociologia, economia e gestão) - Módulo 1 - Sociedade; Estudo da
natureza, mecanismos e instituições da Ciência ) - Módulo 2 - Ciência;
Interpretação da complexa relação entre Ciência e Sociedade, que
envolve o Novo Contrato Social ) - Módulo 3 - Ciência/Sociedade;
Prática e domínio das aptidões essenciais transferíveis, ou
competências transversais, para todos os empreendimentos humanos ) -
Módulo 4 - Competências. |
Notas:
Os três primeiros semestres da licenciatura fazem parte do tronco comum, isto é, são constituídos por unidades curriculares que integram a parte principal (major), sendo comuns à licenciatura em Química e à licenciatura em Química como minor noutra área científica.
Opção FCUP - designa uma qualquer unidade curricular optativa a realizar na FCUP, em qualquer das suas áreas científicas (incluindo a de Química).
Os 45 créditos das unidades curriculares da área do minor podem incluir créditos de unidades curriculares que existam no plano curricular da Licenciatura, de acordo com os planos curriculares dos minor. Os créditos relativos às unidades curriculares comuns aos planos curriculares dos minor e ao plano curricular da licenciatura em Química terão que ser realizados em opções FCUP.
Os estudantes que desejarem prosseguir estudos de 2º ciclo para habilitação para o exercício profissional para a docência no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nos domínios de Física e de Química, para completar um total mínimo de 50 créditos na área da Física, devem escolher o minor de Física bem como uma opção UP de, no mínimo, 5 créditos na área de Física
NOTA: A frequência de unidades curriculares
de nível 400 carece de autorização prévia do Director de Curso e do Conselho Científico .
Os estudantes podem escolher uma das seguintes formações complementares (MINOR):
Nota: A informação é disponibilizada a título
informativo e não dispensa a consulta do Diário da República
|