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Planos de Estudos :: Licenciatura em QUÍMICA com Formação Complementar na Área
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UNIDADES CURRICULARES |
ÁREA |
ANO |
SEMESTRE |
CRÉDITOS |
CÓDIGO |
OPÇÃO |
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Semestre 1 |
INTRODUÇÃO À FÍSICA |
F |
1 |
S1 |
7,5 |
F153 |
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Objectivo: Proporcionar uma visão geral sobre algumas conceitos básicos de
Física, ilustrados com aplicações relevantes.Programa: Mecânica da partícula. Forças. Trabalho energia e momento.
Oscilações: dissipação, energia e ressonância. Modelos atómicos de
osciladores. Ondas: propagação, velocidades, interferência, reflexão e
transmissão. Conceitos de óptica geométrica. Campos eléctricos e
magnéticos em situações simples. Momentos magnéticos e precessão.
Ressonância magnética nuclear. Noções elementares de circuitos
eléctricos. |
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FUNDAMENTOS DE QUÍMICA |
Q |
1 |
S1 |
7,5 |
Q101 |
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Objectivo: Abordagem de temas fundamentais e integradores em Química: química e
transformação; estequiometria; medição em química; energia e
transformação, espontaneidade, entropia e função de Gibbs; equilíbrios
de fases e equilíbrio químico; velocidade de transformação.Programa: Química e transformação. Matéria, energia e reacções químicas. Medição
em Ciência. Estequiometria. Os estados da matéria e as propriedades
dos gases. Energia e transformação: 1º Princípio da Termodinâmica ou
da conservação da energia. Termoquímica. Espontaneidade e entropia,
2º e 3º Princípios da Termodinâmica. Função de Gibbs e equilíbrio
Equilíbrios de fases. Equilíbrios químicos: de ácido-base, de
solubilidade e simultâneos. Reacções de oxidação- redução e equilíbrio
electroquímico. Fundamentos de cinética química; mecanismo reaccional
e catálise. |
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LABORATÓRIO DE QUÍMICA I |
Q |
1 |
S1 |
5,0 |
Q111 |
|
Objectivo: Preparação dos alunos para a realização correcta das principais
operações unitárias em Química.Programa: Regras básicas de segurança. Boas práticas laboratoriais.
Procedimentos para utilização de equipamentos básicos (leituras
correctas, registos adequados). Pesquisa bibliográfica. Realização de
trabalhos laboratoriais que incluam operações unitárias fundamentais.
Elaboração de relatórios. |
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MATEMÁTICA I |
M |
1 |
S1 |
7,5 |
M193 |
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Objectivo: Dominar ferramentas matemáticas com amplas aplicações nas ciências
naturais e da saúde : cálculo diferencial e integral de uma variável,
álgebra de matrizes e sistemas de equações lineares, introdução às
equações diferenciais e séries.Programa: Cálculo diferencial: derivadas, máximos e mínimos locais, esboço de
gráficos de funções. Aproximação de funções: polinómios de Taylor e
resto de Lagrange. Cálculo integral: técnicas de primitivação,
integral definido, Teorema Fundamental do Cálculo. Áreas de regiões
limitadas por curvas. Volume de sólidos de revolução. Equações
diferenciais de primeira ordem: equações separáveis e equações
lineares. Aplicações. Sucessões e séries. Séries
geométricas. Critérios de convergência: comparação, razão e
Leibniz. Álgebra de matrizes.
Aplicações. Determinantes. Característica de uma matriz. Resolução de
sistemas de equações lineares: método de Gauss; regra de Cramer e sua
generalização. |
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LABORATÓRIO DE FÍSICA |
F |
1 |
S1 |
2,5 |
F157 |
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Objectivo: Proporcionar um contacto com instrumentação básica de
Física. Consolidar conceitos básicos de Física através da sua
aplicação experimental. Desenvolver trabalhos em grupo.Programa: Realização de alguns trabalhos práticos elementares de diversas áreas
da Física (mecânica, fluidos electricidade e magnetismo,
óptica). Análise e discussão crítica de resultados. |
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Semestre 2 |
MATEMÁTICA II |
M |
1 |
S2 |
7,5 |
M194 |
|
Objectivo: Aprofundar o domínio das ferramentas matemáticas mais aplicadas nas
ciências naturais: álgebra linear e geometria analítica, curvas
parametrizadas, cálculo diferencial e integral de várias variáveis.Programa: Álgebra linear: espaços vectoriais, aplicações lineares. Valores
próprios, polinómio característico, diagonalização de um operador
linear. Geometria analítica: produto escalar, ângulos, projecções,
distâncias. Curvas parametrizadas no plano e no espaço. Funções reais
de várias variáveis. Derivadas parciais e direccionais. Matriz
jacobiana. Máximos e mínimos locais de uma função de várias
variáveis. Integrais múltiplos. Teorema de Fubini. Cálculo de
integrais em coordenadas cartesianas. Fórmula de mudança de
coordenadas. Cálculo de integrais em coordenadas não
cartesianas. Aproximação de funções. Aproximação de soluções de
equações não lineares. |
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QUÍMICA ORGÂNICA |
Q |
1 |
S2 |
7,5 |
Q202 |
|
Objectivo: Esta unidade curricular tem como objectivo a aquisição de
conhecimentos sobre a estrutura, estereoquímica e a a nomenclatura de
compostos orgânicos. Estabelecer a relação estrutura-reactividade de
modo a compreender os principais mecanismos de reacções orgânicas com
aplicação em síntese, em biologia e na indústria.Programa: Nomenclatura de compostos orgânicos. Reacções da Química Orgânica:
intermediários e efeitos envolvidos. Carbocatiões, carboaniões e
radicais livres. Efeito indutivo e efeito mesomérico. Alcanos e
cicloalcanos. Estereoisomeria. Propriedades e reacções de:
haloalcanos, álcoois, éteres, alcenos, aldeídos, cetonas, alcinos,
compostos aromáticos, ácidos carboxílicos, ésteres e amidas.
Biomoléculas: Carboidratos, ácidos nucleicos, aminoácidos, proteínas e
lípidos. |
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QUÍMICA INORGÂNICA |
Q |
1 |
S2 |
7,5 |
Q212 |
|
Objectivo: Proporcionar conhecimentos básicos sobre ligação química, geometria
molecular e aplicação destes conceitos ao estudo de reacções químicas
de compostos inorgânicos. Abordagem de algumas aplicações de compostos
inorgânicos em indústria e sociedade.Programa: Ligação química e geometria molecular em compostos de elementos
representativos. Estrutura de metais e sólidos iónicos. Ligação
química em complexos de metais de transição. Conceitos de ácido-base
de Brönsted e de Lewis. Exemplos: propriedades ácido-base de óxidos,
oxoácidos e catiões metálicos. Aspectos gerais sobre química dos
elementos representativos. Ciclos dos elementos. Importância
societária dos produtos inorgânicos de base e sua preparação
industrial. Efeitos ambientais. Aspectos gerais sobre a química dos
metais de transição. |
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LABORATÓRIO DE QUÍMICA II |
Q |
1 |
S2 |
2,5 |
Q122 |
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Objectivo: Aprendizagem de práticas laboratoriais correctas, consolidação de
conhecimentos atarvés de execução de experiências, interpretação e
discussão de resultados.Programa: Realização de trabalhos laboratoriais em que são aplicados
conhecimentos teóricos e de índole laboratorial adquiridos
anteriormente. Pesquisa Bibliográfica. Elaboração de Relatórios. |
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ESTRUTURA ATÓMICA E MOLECULAR |
Q |
1 |
S2 |
5,0 |
Q222 |
|
Objectivo: O objectivo desta disciplina é proporcionar, ao aluno, conhecimentos
de base sólidos sobre a estrutura da matéria e ligação química que
facilitem a compreensão de outros assuntos da química.Programa: A mecânica quântica como teoria alternativa à física clássica na
descrição de certos fenómenos. Os postulados da mecânica quântica. O
átomo de Hidrogénio - Propriedades e descrição quântica da sua
estrutura electrónica. Átomos multielectrónicos - Aproximação
orbital. Espectroscopia atómica - transições electrónicas e regras de
selecção. Ligação química. Moléculas diatómicas e poliatómicas.
Geometria molecular. |
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Semestre 3 |
QUÍMICA FÍSICA |
Q |
2 |
S1 |
7,5 |
Q223 |
|
Objectivo: Desenvolver os conceitos básicos de Termodinâmica Química ministrados
em Fundamentos de Química numa perspectiva de Termodinâmica Química
Clássica, baseada no seu rigoroso formalismo matemático e, focados na
aplicação e resolução de problemas da Química. Complementar os
conceitos anteriormente adquiridos em Cinética Química com o estudo de
processos elementares, da Teoria Cinética de Gases e do Estado de
Transição; caracterizar cineticamente reacções complexas e reacções em
solução. Introduzir conceitos básicos de Química Física de
Superfícies.Programa: Termodinâmica Química: Princípios da Termodinâmica e suas
aplicações. Potenciais termodinâmicos; Afinidade química . Relações
de Maxwell e de De Donder. Equações de Clausius-Clapeyron e de
Gibbs-Helmoholtz. Potenciais químicos de Gibbs. Diagramas de
fases. Equação de Vant´Hoff. Excepções aparentes do 3º Princípio.
Cinética Química: Processos elementares. Teoria cinética de gases.
Teoria do estado de transição. Sistemas cinéticos simples e sistemas
cinéticos complexos. Hipótese do estado estacionário. Reacções em
solução. Química Física de Superfícies: Tensão superficial. Modelos de
adsorção. |
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QUÍMICA ANALÍTICA |
Q |
2 |
S1 |
7,5 |
Q233 |
|
Objectivo: Pretende-se transmitir ao aluno a capacidade de compreensão e
descrição dos diferentes processos de separação habitualmente usados
em análise química, identificando os seus aspectos comuns e mostrando
as suas características particulares que os tornam específicos para
realizar determinadas separações. Assimilação e integração de
conceitos e de características de modo a proporcionar uma visão
abrangente dos processos de separação baseados no equilíbrio
heterógeneo, em particular, os processos gravimétricos, de permuta
iónica e de separação física, cromatográfica e por
electroforese. Aquisição de conhecimentos sobre potenciometria.Programa: Introdução à análise química; análise qualitativa e quantitativa;
métodos químicos e instrumentais. Equilíbrio heterogéneo em química
analítica; precipitação; equilíbrio de partição e de sólido-
gás. Permuta iónica. Difusão e transporte em membranas. Forças e
métodos de separação. Processos de separação física: filtração,
centrifugação, osmose, osmose inversa e diálise. Processos
cromatográficos de separação; teoria geral; modelos de eluição, de
pratos e cinético. Cromatografia de adsorção, de partição, de permuta
iónica, de exclusão e de afinidade. Cromatografia em fase gasosa e
HPLC. Electroforese; teoria geral. Focagem isoeléctrica e bi-
dimensional. Electroforese capilar; princípios gerais. Eléctrodos
selectivos de iões e métodos potenciométricos. |
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LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA |
Q |
2 |
S1 |
5,0 |
Q203 |
|
Objectivo: Execução de algumas técnicas de purificação/identificação e de síntese
de compostos orgânicos, assim como a análise crítica e a resolução de
problemas práticos relacionado com os trabalhos laboratoriais.Programa: Desenvolvimento de técnicas usuais em Química Orgânica e aplicação de
conhecimentos de reacções orgânicas com a realização de trabalhos
experimentais. Purificação de substâncias sólidas/líquidas por
cristalização/destilação e separação por extracção líquido-líquido de
componentes de uma mistura orgânica. Síntese de compostos orgânicos
(SN1, SN2, Cannizzaro, etc). Identificação dos produtos envolvidos por
cromatografia em camada fina. |
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LABORATÓRIO DE QUÍMICA INORGÂNICA |
Q |
2 |
S1 |
5,0 |
Q213 |
|
Objectivo: Desenvolver competências laboratoriais na síntese e caracterização de
compostos inorgânicos recorrendo a operações unitárias
laboratoriais. Utilização de recursos informáticos e técnicas
instrumentais de caracterização. Desenvolver capacidades de
comunicação em ciência.Programa: Segurança no laboratório de química inorgânica. Operações unitárias em
química inorgânica. Elaboração de relatórios técnicos/científicos e de
apresentações orais. Utilização de ferramentas computacionais em
química inorgânica (folhas de cálculo, utilitários de modelos
moleculares). Síntese de compostos inorgânicos. Aplicação de técnicas
instrumentais de caracterização em química inorgânica: condutimetria,
potenciometria, espectroscopia de UV/vis, espectroscopia de FTIR,
medição de momentos magnéticos. |
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MÉTODOS ESTATÍSTICOS |
M |
2 |
S1 |
5,0 |
M171 |
|
Objectivo: Introdução aos princípios fundamentais e técnicas da estatística para
apresentação, análise e interpretação de dados. É dada ênfase à
aplicação da metodologia estatística a problemas concretos.Programa: Apresentação e análise exploratória dos dados. Definição de
probabilidade, probabilidade condicional e
independência. Distribuições discretas, distribuições contínuas,
momentos de uma distribuição. Distribuições multivariadas,
independência. Amostragem, amostragem da distribuição normal e
distribuições amostrais. Estimação pontual e intervalar. Testes de
hipóteses paramétricos e não paramétricos. Testes de ajuste. Tabelas
de contingência e testes do qui-quadrado. Regressão linear e
correlação. |
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Semestre 4 |
LABORATÓRIO DE QUÍMICA FÍSICA |
Q |
2 |
S2 |
5,0 |
Q224 |
|
Objectivo: Desenvolver nos alunos aptidões para a realização experimental de
trabalhos práticos envolvendo medições de parâmetros termodinâmicos,
cinéticos e de fenómenos superficiais, utilizando técnicas
laboratoriais e instrumentais, análise e interpretação de resultados e
elaboração de relatórios científicos.Programa: Realização de trabalhos laboratoriais nas seguintes áreas da Química
Física: Cinética Química - determinação de velocidades específicas e
ordens de reacção; efeito das condições experimentais na cinética;
Termodinâmica Química - determinação de energias de reacção, de
transição de fase e de pressões de vapor; Química de Superfícies -
determinação de isotérmicas de adsorção. |
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LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA |
Q |
2 |
S2 |
5,0 |
Q234 |
|
Objectivo: Integração dos conhecimentos adquiridos na unidade curricular de
Química Analítica na prática laboratorial de processos gravimétricos,
de separação física e cromatográfica e de métodos potenciométricos,
através da execução de diversos trabalhos práticos. Desenvolvimento
de capacidades de execução laboratorial, registo sistemático,
interpretação de resultados experimentais e sua avaliação crítica.Programa: Execução de metodologias de análise quantitativa que estimulem a
aplicação e a integração prática dos conhecimentos da unidade
curricular de Química Analítica: separação heterogénea; separação por
membrana e processo cromatográfico de separação. Aplicação das
técnicas potenciométricas e das cromatografias em fase gasosa, líquida
de alta eficiência (HPLC) e iónica. Exploração da espectrofotometria
de UV/VIS. |
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OPÇÃO QUADRO 11.2.4 |
Q |
2 |
S2 |
5,0 |
|
|
|
|
OPÇÕES FCUP OU OPÇÕES UP |
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|
S2 |
15 |
|
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Semestre 5 |
OPÇÃO QUADRO 11.2.6 |
|
|
S1 |
5 |
|
|
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|
OPÇÃO QUADRO 11.2.6 |
|
|
S1 |
5 |
|
|
|
|
OPÇÃO QUADRO 11.2.6 |
|
|
S1 |
5 |
|
|
|
|
OPÇÕES FCUP OU OPÇÕES UP |
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|
S1 |
15 |
|
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Semestre 6 |
OPÇÃO QUADRO 11.2.7 |
|
|
S2 |
5 |
|
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|
OPÇÃO QUADRO 11.2.7 |
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|
S2 |
5 |
|
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|
OPÇÃO QUADRO 11.2.7 |
|
|
S2 |
5 |
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PROJECTO/ESTÁGIO |
Q |
3 |
S2 |
15 |
Q396 |
|
Objectivo: Pretende-se com esta unidade curricular desenvolver
competências de auto-aprendizagem e trabalho autónomo, assim como
de trabalho em equipa, e de comunicação oral e escrita sob a forma de
uma Dissertação, ou de um Relatório, sobre o trabalho realizado.Programa: A disciplina constará de um trabalho de âmbito experimental,
ou não, realizado em grupo, sobre um tema de investigação na área de
Química, conducente à elaboração de uma Dissertação individual, que
será apresentada e discutida perante um Júri. Em alternativa, e
atendendo à oferta disponível, poderá ser realizado um Estágio que
constará de um trabalho realizado individualmente, sob supervisão de
um Tutor do Departamento de Química. O trabalho dará origem a um
Relatório que será apresentado e discutido perante um Júri. |
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Opções Quadro 11.2.4 |
QUÍMICA BIOLÓGICA |
Q |
2 |
S2 |
5,0 |
Q244 |
s |
Objectivo: Conhecer as bases moleculares da vida e os processos químicos em
sistemas biológicos.Programa: Módulo 1 - As bases moleculares da vida: constituintes químicos dos
sistemas biológicos; a célula e as membranas biológicas; informação
genética, seu armazenamento e transmissão. Módulo 2 - Processos
químicos em sistemas biológicos: bioenergética; cinética enzimática;
principais vias metabólicas celulares. Realização de trabalhos
laboratoriais. |
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QUÍMICA BIOLÓGICA COMPUTACIONAL |
Q |
2 |
S2 |
5,0 |
Q254 |
s |
Objectivo: Propriedades físicas, químicas, biológicas e estruturais dos três
grandes polímeros biológicos. Princípios de catálise enzimática. Usar
técnicas computacionais para o estudo e previsão das propriedades
abordadas.Programa: Conceitos básicos sobre amino-ácidos, previsão compu- tacional do pka
de cadeias laterais de aminoácidos, estrutura primária, secundária,
terciária e quaternária de proteínas, modelação computacional de
proteínas e de complexos proteicos, mutagénese computacional, dinâmica
molecular de proteínas, visualização computacional de proteínas,
princípios de catálise e inibição enzimática, previsão superfícies de
energia potencial de mecanismos catalíticos, previsão da origem do
poder catalítico de enzimas, noções básicas sobre nucleótidos,
estrutura do ADN e ARN, mecanismos de transcrição e tradução do ADN,
mecanismos de fidelidade e correcção de erros. |
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Opções Quadro 11.2.6 |
QUÍMICA INORGÂNICA COMPLEMENTAR |
Q |
3 |
S1 |
5,0 |
Q315 |
s |
Objectivo: Proporcionar conhecimentos sobre estrutura e reactividade em química
dos elementos de transição e sólidos inorgânicos. Aplicação destes
conhecimentos nas áreas de catálise e novos materiais.
Desenvolvimento de capacidades laboratoriais avançadas e autonomia na
planificação e resolução de problemas de índole experimental.Programa: Aspectos complementares de química dos metais de transição: elementos
do bloco d e f. Estrutura e isomeria; modelos de ligação química;
espectros electrónicos; luminescência; propriedades
magnéticas. Mecanismos de reacções inorgânicas: reacções de
substituição de ligandos e de transferência electrónica. Química
organometálica. Estrutura, tipos de ligandos e reactividade de
compostos organometálicos. Princípios gerais de catálise homogénea e
heterogénea. Catálise enantioselectiva. Exemplos de ciclos catalíticos
em fase homogénea e heterogénea com relevância industrial. Estrutura e
propriedades de sólidos inorgânicos: defeitos em estruturas
cristalinas, propriedades eléctricas e magnéticas (supercondução).
Aplicações dos vários materiais inorgânicos. Práticas laboratoriais. |
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QUÍMICA FÍSICA COMPLEMENTAR |
Q |
3 |
S1 |
5,0 |
Q325 |
s |
Objectivo: Complementar a formação anteriormente adquirida em Fundamentos de
Química e em Química Física, com o estudo de processos cinéticos
unimoleculares, reacções fotoquímicas e reacções oscilantes,
diferentes tipos e mecanismos de catálise homogénea, catálise
heterogénea; cinética de reacções de eléctrodo. Compreensão de
interacções no estado gasoso, do significado de equações de estado e
de potenciais intermoleculares. Compreensão de interacções em soluções
e no estado condensado. Desenvolver e aplicar conceitos de
termodinâmica da células electroquímicas. Introdução à Termodinâmica
de Não Equilíbrio.Programa: Alguns tópicos avançados de Cinética Química: Reacções
unimoleculares. cinética de reacções induzidas fotoquimicamente.
Reacções oscilantes. Regras de simetria para reacções químicas.
Introdução à catálise. Catálise enzimática. Catálise
ácido-base. Catálise homogénea por iões metálicos e por complexos
metálicos. Catálise heterogénea. Cinética de reacções de
eléctrodo. Termodinâmica molecular: Níveis de energia de átomos e
moléculas. Propriedades de gases. Gases ideais. Equações de
estado. Equações de van der Waals e de Redlich-Kwong. Princípio dos
estados correspondentes. Coeficientes de virial e potenciais
intermoleculares. Potencial de Lennard-Jones. Forças de dispersão de
London. Soluções líquido- líquido. Soluções sólido-líquido.
Termodinâmica de células electroquímicas. Termodinâmica de
não-equilíbrio. |
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ANÁLISE ORGÂNICA ESTRUTURAL |
Q |
3 |
S1 |
5,0 |
Q305 |
s |
Objectivo: Aprendizagem de métodos analíticos de separação e de caracterização
estrutural espectroscópica de compostos orgânicos.Programa: Métodos de separação em Química Orgânica. Técnicas de extracção mais
comuns e métodos cromatográficos. Separação de
enantiómeros. Fundamentos e aplicações de técnicas espectroscópicas em
Química Orgânica: i) UV-visível, ii) Infravermelho (IV); iii)
Ressonância magnética nuclear (RMN), iv) Espectrometria de
massa. Aplicação destas técnicas na determinação de estrutura
molecular. Realização de trabalhos laboratoriais. |
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ANÁLISE INSTRUMENTAL |
Q |
3 |
S1 |
5,0 |
Q335 |
s |
Objectivo: A disciplina tem por objectivo a formação geral em métodos
instrumentais de análise, conferindo competências para o desempenho
das mais diversas tarefas exigidas por um laboratório moderno de
análises químicas no domínio da espectrometria molecular, atómica e
das técnicas electranalíticas. As técnicas serão apresentadas em aulas
práticas, onde se dará especial relevo aos aspectos relacionados com a
sua constituição e desenvolvimento, operação e aplicações, bem como as
vantagens e desvantagens de cada uma delas.Programa: Métodos instrumentais de análise; Propriedades físicas e químicas;
medição: sinal e ruído; parâmetros de mérito; curva de calibração,
adição de solução padrão, curva de titulação; padrão
interno. Espectrometria; propriedades da radiação luminosa;
instrumentos ópticos. Espectrometria molecular; absorção UV/VIS,
luminiscência molecular, absorção IR. Espectrometria atómica; absorção
e emissão atómica. Técnicas electroanalíticas; 10 instrumentação,
célula e materiais de eléctrodo. Voltametria de varrimento
linear. Voltametria de impulsos: normal, diferencial e onda quadrada. |
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MODELAÇÃO MOLECULAR |
Q |
3 |
S1 |
5,0 |
Q345 |
s |
Objectivo: São estudados diferentes sistemas químicos através da Modelação
Molecular. A disciplina é essencialmente computacional, com
introduções teóricas feitas sempre que o desenvolvimento dos projectos
o necessite.Programa: São abordadas modernas técnicas de Modelação Molecular. A
aprendizagem desenvolve-se segundo um paradigma PBL (problem-based
learning) em que os alunos são confrontados com uma série de problemas
ao longo da realização de pelo menos três projectos (por ex: simulação
de uma solução de um sal iónico em água, simulação da interface entre
dois líquidos imiscíveis e investigação de modificações miméticas de
dois pequenos péptidos bioactivos). |
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Opções Quadro 11.2.7 |
QUÍMICA AMBIENTAL |
Q |
3 |
S2 |
5,0 |
Q310 |
s |
Objectivo: Aplicar os princípios químicos à compreensão dos fenómenos ambientais,
sem esquecer o papel dos organismos vivos nesses mesmos
fenómenos. Combinar a aplicação dos princípios químicos ao maior
desafio que hoje se põe à humanidade - a recuperação, manutenção e
melhoria da qualidade ambiental. Conhecer melhor a realidade nacional
em termos de problemas ambientais.Programa: Introdução. O desenvolvimento sustentável e procedimentos actuais no
sentido de o conseguir. Química do meio aquático. Fenómenos
ácido-base e de complexação. Oxidação - redução. Interacções de
Fases. Introdução à bioquímica microbial aquática. Poluição da água,
tratamento e uso da água. A Atmosfera e a química da
atmosfera. Importância e características da atmosfera terrestre.
Partículas. Poluentes inorgânicos. Compostos orgânicos.
Radioactividade. Atmosferas interiores e ocupacionais. Química e
poluição de solo. |
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QUÍMICA INDUSTRIAL VERDE |
Q |
3 |
S2 |
5,0 |
Q318 |
s |
Objectivo: Proporcionar conhecimentos para facilitar a integração na actividade
profissional dos Químicos nas empresas industriais, de serviços: na
prática industrial da Química e a interacção com Engenheiros Químicos
e com Economistas. Proporcionar um panorama global da Indústria
Química (IQ). Evidenciar o papel crucial da IQ na preservação do
Ambiente. Proporcionar uma introdução à Química Verde e evidenciar a
sua relevância na IQ. Complementar o uso do pensamento reducionista
com o do pensamento holístico. Assumir a diferença entre a Ciência
(investigar) e a Engenharia (fazer).Programa: Química académica (laboratorial) e química industrial. Química
industrial e indústria química. Química industrial, ambiente,
economia, e sustentabilidade. Indústria química, química verde,
ecologia industrial e engenharia da sustentabilidade. Caracterização
geral da indústria química. Desenvolvimento do processo químico.
Balanços materiais, energéticos e económicos. Reactores. Princípios da
química verde e da engenharia verde. Mapa para a implementação da
química verde. Métrica de química verde. |
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COMPLEMENTOS DE QUÍMICA FÍSICA EXPERIMENTAL |
Q |
3 |
S2 |
5,0 |
Q320 |
s |
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|
TERMODINÂMICA DOS PROCESSOS INDUSTRIAIS |
Q |
3 |
S2 |
5,0 |
Q326 |
s |
Objectivo: Aplicação de conceitos essencialmente termodinâmicos à
resolução de problemas comuns na Indústria Química. Formulação e
resolução de balanços materiais e energéticos e sua aplicação a
diferentes tipos de processos químicos. Balanços em processos
reactivos e não reactivos. Exemplificação da aplicação de balanços
materiais e energéticos em algumas indústrias de produtos químicos.Programa: Variáveis fundamentais na indústria química e suas unidades. Balanços
materiais: diferentes tipos de processos, equação geral de balanço de
material, sistemas monofásicos, sistemas multifásicos. Balanços
energéticos: formas de energia, balanços de energia em sistemas
fechados e em sistemas abertos em estado estacionário, metodologia
para o cálculo de balanços energéticos. Cálculos de balanços
energéticos e materiais em simultâneo. Balanços em processos reactivos
e não reactivos. Aplicações de alguns balanços materiais e energéticos
a alguns processos de produção industrial: produção de carbonatos de
sódio, de álcool etílico. Produção de compostos químicos a partir do
carvão. |
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INDÚSTRIAS ALIMENTARES |
Q |
3 |
S2 |
5,0 |
Q306 |
s |
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QUÍMICA DOS ALIMENTOS E NUTRIÇÃO |
Q |
3 |
S2 |
5,0 |
Q308 |
s |
Objectivo: Compreensão de fenómenos fisiológicos, físico-químicos e bioquímicos
de transformação que ocorrem nos alimentos e suas implicaçõesa nível
tecnológico. Pretende-se que o aluno tenha uma visão, a mais
abrangente possível, sobre o processamento alimentar a nível de várias
indústrias tais como nos lacticínios, nas bebidas, nos produtos
cárneos, no azeite, na panificação, entre outras.Programa: Articulação dos conceitos fundamentais da Química, da Física, da
Biologia, da Bioquímica e das Ciências da Nutrição com aspectos
práticos da alimentação diária e aspectos tecnológicos: Composição e
valor nutritivo dos alimentos; Características sensoriais dos
alimentos; Propriedades e significância dos nutrientes (proteínas,
carboidratos e lípidos); Fibras Dietéticas; Emulsões Alimentares;
Compostos polifenólicos; Segurança Alimentar. Realização de trabalhos
laboratoriais. |
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QUÍMICA APLICADA AO DESIGN DE FÁRMACOS |
Q |
3 |
S2 |
5,0 |
Q340 |
s |
Objectivo: Pretende-se que o aluno ganhe a capacidade de desenvolver fármacos
utilizando ferramentas computacionais, através de pesquisas em base de
dados, optimização da afinidade fármaco:receptor e previsão de
propriedades ADME.Programa: Introdução às técnicas modernas de design de fármacos in-
silico. Perspectivas económicas na indústria Farmacêutica, cálculo da
energia e geometria de moléculas, análises conformacionais, previsão
da estrutura de proteínas, previsão da estrutura de complexos
receptor:ligando, análise automática de bases de dados de compostos
farmacológicos, previsão de propriedades ADME, design de drogas
baseado no receptor e no ligando líder, QSAR e outros métodos de
previsão de propriedades, química combinatória, sucessos e limitações
do design de fármacos. |
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RECOLHA E TRATAMENTO DE AMOSTRAS |
Q |
3 |
S2 |
5,0 |
Q330 |
s |
Objectivo: A recolha e a preparação de uma amostra são passos
essenciais num procedimento analítico e, apesar disso, são aqueles em
que o analista poderá estar menos preparado para os enfrentar. Com
esta disciplina pretende-se minimizar o efeito dos erros de amostragem
no resultado final da análise, introduzindo as noções básicas do
procedimento de amostragem, apresentando e discutindo as várias
estratégias possíveis para a realização da amostragem.Programa: Medições e Decisões. Amostras e Universo. Estrato; Lote;
Incremento; Amostra composta. Amostragem e seus objectivos. Plano de
Amostragem: número de amostras e frequência de amostragem. Métodos de
Amostragem. Tipos de erros de amostragem. Constante de
amostragem. Cálculo do número de amostras. Custos de amostragem.
Exemplos de planos de amostragem; Amostragem de solos, águas e ar.
Armazenamento de amostras. Processos de tratamento de amostras;
Digestão; Digestão por micro-ondas. Extracção; Extracção por fluidos
supercríticos e em fase sólida. |
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SENSORES QUÍMICOS E BIOQUÍMICOS |
Q |
3 |
S2 |
5,0 |
Q336 |
s |
Objectivo: O programa está desenhado de modo a permitir integrar
princípios de detecção com diversas plataformas de conversão, de modo
a habilitar os alunos a identificar opções de medição e a seleccionar
a opção óptima para cada aplicação. A microfabricação e miniaturização
serão analisadas e discutidas de modo a realçar a importância da
inovação/evolução científica e tecnológica.Programa: Princípios de funcionamento de sensores. Sensores físicos,
químicos e biosensores. Classes de sensores. Miniaturização de
sensores; Micro e nanotecnologia em sensores. Estudo de alguns
sensores; Sensores de gases; Sensores baseados em cantilever; Sensores
de glucose. |
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PLANEAMENTO EXPERIMENTAL E INTRODUÇÃO À QUIMIOMETRIA |
Q |
3 |
S2 |
5,0 |
Q338 |
s |
Objectivo: Pretende-se que os alunos adquiram competências em análise
de erros, tratamento de resultados experimentais e optimização de
métodos de análise química. Tem ainda o propósito de desenvolver
competências técnicas adequadas para, por um lado, aplicar os
princípios do planeamento experimental às metodologias de análise
química e, por outro, extrair a informação relevante de um conjunto de
resultados experimentais por aplicação de técnicas quimiométricas
básicas.Programa: Optimização em química analítica; Métodos uniplex,
gradiente máximo, simplex e simplex modificado; Superfícies de
resposta. Planeamento experimental; Planeamentos por blocos
aleatorizados e quadrados latinos; Planeamento factorial; Efeitos
principais e interacções; Planeamento factorial fraccionado e semi-
fraccionado. Análise multivariada; Análise dos componentes principais;
Análise de agrupamento; Análise discriminante. Regressão multivariada. |
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Opções FCUP no Departamento de Química |
SEMESTRE: 5 |
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MATERIAIS EM QUÍMICA E BIOLOGIA |
Q |
3 |
S1 |
7,5 |
Q215 |
s |
Objectivo: Proporcionar uma abordagem interdisciplinar no estudo de materiais com
relevância biológica e tecnológica. Proporcionar conhecimentos básicos
sobre química do estado sólido e suas aplicações. Desenvolver
competências laboratoriais básicas de preparação, modificação e
caracterização de materiais.Programa: Introdução à estrutura e propriedades de materiais orgânicos, com
destaque para polímeros naturais (polipéptidos, e suas aplicações:
tratamento de águas residuais e aplicações biomédicas. Introdução à
estrutura e propriedades de materiais inorgânicos. Tipos de
sólidos. Estruturas cristalinas mais comuns. Sólidos
amorfos. Aplicações de materiais inorgânicos. Novos materiais e
materiais nanoestruturados. |
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INTRODUÇÃO À QUÍMICA DOS MATERIAIS |
Q |
3 |
S1 |
7,5 |
Q225 |
s |
Objectivo: Reconhecer as principais classes de materiais; compreender a sua
estrutura a nível atómico-molecular e caracterizar as propriedades
químicas e físicas básicas; correlacionar estrutura/propriedades com
as suas aplicações industriais e no quotidiano.Programa: Conceito de material e diferentes classes de materiais. Ligação
química e estrutura em sólidos, líquidos e mesofases. Introdução às
propriedades dos materiais. Relação estrutura-
propriedade-função. Metais e ligas metálicas. Química de cerâmicas e
compósitos. Polímeros, cristais líquidos e materiais macios.
Nanoquímica, novos materiais em química e suas aplicações. Técnicas
correntes de caracterização de materiais. |
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SEGURANÇA E HIGIENE AMBIENTAL |
Q |
3 |
S1 |
7,5 |
Q355 |
s |
Objectivo: Pretende-se fornecer aos alunos um conjunto de conhecimentos
interdisciplinares em áreas como análise e gestão de riscos, segurança
no trabalho e higiene ocupacional e ambiental. Especificamente, os
alunos adquirirão um conjunto de competências que lhe permitirão
reconhecer, avaliar e controlar perigos nos locais de trabalho,
resultantes de agentes físicos e químicos. A componente teórica da
disciplina dará maior ênfase à aquisição dos princípios teóricos que
sustentam as metodologias de análise e os processos de redução /
eliminação de riscos.Programa: Avaliação de riscos. Metodologias de análise; Processos de redução e
eliminação de riscos; Gestão de riscos: Organização da avaliação de
riscos. Índices estatísticos de sinistralidade; Actividades laborais e
tipos de perigos e riscos. Avaliação de risco químico ambiental e
ocupacional; Fontes de poluentes e contaminantes; Transporte e
Transferência de poluentes e contaminantes; Impacto de poluentes e
contaminantes. Gestão de riscos de exposição a substâncias
químicas. Risco de incêndio. Equipamentos de protecção individual e
colectiva. Recolha, tratamento e análise de aerossóis, gases e vapores
em ambientes confinados. Recolha, tratamento e apresentação de
informação sobre a segurança e higiene ambiental em diversas
indústrias. |
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INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA EDUCATIVA |
CE |
3 |
S1 |
7,5 |
CE295 |
s |
Objectivo: Reflectir sobre os desafios relacionados com educação-
tecnologias-ciência; elaborar estratégias de utilização de software
educativo no ensino das ciências; conhecer e aplicar designs
pedagógicos em ciências usando e-learning.Programa: Introdução às questões educativas, focando a especificidade dos
desafios colocados à educação, científica, em particular, pelas
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Questões e pistas sobre
a educação nos nossos dias; o papel das TIC na transformação da
escola; as TIC na educação; software educativo em ciências;
e-learning; aptidões transferíveis e tecnologias. Trabalho de síntese
com os alunos, de carácter colaborativo, sobre o tema "o computador, a
escola e o ensino das ciências". |
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SEMESTRE: 4 |
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QUÍMICA BIOINORGÂNICA |
Q |
2 |
S2 |
7,5 |
Q206 |
s |
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QUÍMICA NUCLEAR E RADIOQUÍMICA |
Q |
2 |
S2 |
7,5 |
Q274 |
s |
Objectivo: Noções gerais sobre radioactividade, radiações e interacções da
radiação com a matéria; cuidados a ter no uso de substâncias
radioactivas. Aplicações da radioactividade à resolução de problemas
químicos. Energia Nuclear; conceitos gerais sobre reactores de fissão
e reactores de fusão; bomba atómica e bomba de hidrogénio. A energia
das estrelas.Programa: A descoberta da radioactividade. Radioactividade natural.
Transmutação nuclear. O núcleo atómico. Processos de desintegração
radioactiva. Leis de desintegração radioactiva. Interacção da radiação
com a matéria. Cuidados a ter no uso de substâncias radioactivas.
Detecção e medida de radiação ionizante. Aplicação de métodos
radioquímicos. Fissão nuclear: mecanismos das reacções de fissão,
reactores nucleares, a bomba atómica. Fusão nuclear: reactores de
fusão, a bomba de hidrogénio, síntese nuclear em estrelas. Os
elementos transuraneanos. |
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DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL |
DPI |
2 |
S2 |
7,5 |
DPI294 |
s |
Objectivo: Compreender a estrutura, organização e mecanismos da Sociedade;
estudar a natureza, mecanismos e instituições da ciência; interpretar
a complexa relação entre ciência e sociedade; praticar aptidões
transferíveis.Programa: Compreensão da estrutura, organização e mecanismos da Sociedade
(sociologia, economia e gestão) - Módulo 1 - Sociedade; Estudo da
natureza, mecanismos e instituições da Ciência ) - Módulo 2 - Ciência;
Interpretação da complexa relação entre Ciência e Sociedade, que
envolve o Novo Contrato Social ) - Módulo 3 - Ciência/Sociedade;
Prática e domínio das aptidões essenciais transferíveis, ou
competências transversais, para todos os empreendimentos humanos ) -
Módulo 4 - Competências. |
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QUÍMICA BIOLÓGICA |
Q |
2 |
S2 |
5 |
Q244 |
s |
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QUÍMICA BIOLÓGICA COMPUTACIONAL |
Q |
2 |
S2 |
5 |
Q254 |
s |
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Notas:
Os estudantes têm que escolher obrigatoriamente 15 ECTS do Quadro 11.2.6.
Os estudantes podem ainda escolher os restantes 10 ECTS do Quadro 11.2.6 como opções FCUP.
Os estudantes têm que escolher obrigatoriamente 15 ECTS do Quadro 11.2.7.
Os três primeiros semestres da Licenciatura fazem parte do tronco comum, isto é, são constituídos por unidades curriculares que integram a parte principal (major), sendo comuns à Licenciatura em Química e à Licenciatura em Química com formação complementar (minor) noutra área científica.
Opção FCUP - designa uma qualquer unidade curricular optativa a realizar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, em qualquer área científica (incluindo a de Química).
Opção UP - designa uma qualquer unidade curricular optativa, fora da área principal da Licenciatura (Química), a realizar na Universidade do Porto (FCUP incluída).
Os estudantes que desejarem prosseguir estudos de 2º ciclo para habilitação para o exercício profissional para a docência no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nos domínios de Física e de Química, para completar um total mínimo de 50 créditos na área da Física, devem escolher o minor de Física bem como uma opção UP de, no mínimo, 5 créditos na área de Física.
NOTA: A frequência de unidades curriculares
de nível 400 carece de autorização prévia do Director de Curso e do Conselho Científico .
Nota: A informação é disponibilizada a título
informativo e não dispensa a consulta do Diário da República
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