Por favor espera até a animação estar completamente carregada.
Descrição da Animação
Admite que tens uma fonte de tensão ideal. O gráfico da animação apresenta a d.d.p. (vermelho) debitada pela fonte e a intensidade da corrente (preto) que percorre o circuito em função do tempo (a d.d.p. é dada em volts, a intensidade da corrente em miliamperes e o tempo em segundos). Início.
Exploração
Circuito resistivo: observa os gráficos da d.d.p. e da intensidade da corrente. A potência debitada pela fonte é dada por P = VI, mas a d.d.p. e a intensidade da corrente variam no tempo. Neste caso, é mais útil pensar em termos de potência média, a qual é dada pela expressão P = VrmsIrms = Irms2R = Vrms2/R. Repara que a corrente e a tensão estão sempre em fase num circuito resistivo, pelo que o produto VI é sempre positivo.
Circuito capacitivo: observa os gráficos da d.d.p. e da intensidade da corrente. Repara que quando a d.d.p. vai de 0 para um valor positivo, a intensidade da corrente vai do valor máximo em direção a 0; mas então quando a d.d.p. decresce do seu valor máximo até 0, a corrente muda de sentido e o valor da intensidade vai de 0 para um valor máximo negativo. Assim, fazendo uma média sobre vários ciclos, concluímos que a corrente e a tensão estão desfasadas de π/2 = 90o. Quando a d.d.p. é positiva, a intensidade da corrente é tanto positiva quanto negativa; o mesmo se aplica quando a d.d.p. é negativa. Isto significa que a potência média é nula. Compara este resultado com o do circuito resistivo: quando a d.d.p. é positiva, a intensidade da corrente é positiva e quando a d.d.p. é negativa, a intensidade da corrente é negativa. Outra forma de ver este resultado no circuito capacitivo é pensar que o condensador simplesmente acumula carga elétrica; quando a d.d.p. muda de sinal, a corrente elétrica transita entre a fonte e o condensador, pelo que o condensador não dissipa energia ao longo do tempo (apenas acumula carga por breves intervalos de tempo).
Circuito indutivo: Compara os gráficos da d.d.p e da intensidade da corrente do circuito indutivo com os do circuito capacitivo. Consegues explicar por que razão a potência média é 0 para o circuito indutivo, tal como também o é no circuito capacitivo?
Ilustração da autoria de Anne J. Cox.
Script da autoria de Wolfgang Christian e Anne J. Cox.
© 2004 by Prentice-Hall, Inc. A Pearson Company
© 2014 Wolfgang Christian, Mario Belloni, Paulo Simeão Carvalho, Edite Briosa,
Manuel Filipe Costa