24 ABRIL / QUINTA FEIRA / 18:02
FCUP
 
 
SOBRE O DQ
VIDA NO DQ
PESSOAS
ENSINO
INVESTIGAÇÃO
NOTÍCIAS
[‹‹]VOLTAR

Mestrado em Bioquímica 2010/2011

DIRECTOR DE CURSO: MARIA JOÃO GAMEIRO DE MASCARENHAS SARAIVA
RESPONSÁVEL FCUP: PEDRO MANUEL AZEVEDO ALEXANDRINO FERNANDES
NUMERUS CLAUSUS: 25
PROPINA: a indicar
RESULTADOS DA SERIAÇÃO:   SERIAÇÃO[››]
     
OBJECTIVOS E COMPETÊNCIAS
Promovendo a aquisição de conhecimentos teóricos e metodológicos de nível elevado, o Mestrado em Bioquímica pretende fornecer aos sectores relacionados com a Bioquímica, em especial os das ciências da vida e da saúde e os da biotecnologia, pessoal especializado pronto a enveredar por actividades de investigação fundamental ou aplicada ou por funções técnicas altamente diferenciadas.

Porquê um Mestrado em Bioquímica? A Bioquímica tem como objectivo definir e caracterizar todas as biomoléculas, analisando as suas propriedades estruturais/funcionais e as suas interconversões e interacções, e visa a compreensão e integração de todos os processos biológicos ao longo de uma escala de complexidade crescente. Por isto, a Bioquímica sempre foi uma área do conhecimento eminentemente multidisciplinar. A compreensão de divisão e diferenciação celular ao nível molecular (fenómenos com implicações que vão desde a oncologia à engenharia de tecidos), a manipulação de moléculas e células tendo em vista a optimização/produção de substâncias com actividade biológica (e.g., desenvolvimento de novos fármacos), o desenvolvimento de estratégias de síntese e purificação de substâncias biológicas, assim como a monitorização dos respectivos processos produtivos, são apenas alguns dos muitos exemplos que requerem, necessária e obrigatoriamente, as competências de um Bioquímico. Faz, assim, todo o sentido formar pessoal especializado nesta área, particularmente treinado na análise crítica e na resolução de problemas bioquímicos ao nível molecular e celular.

O Mestrado em Bioquímica destina-se, especialmente, a todos os detentores de uma Licenciatura em Bioquímica, ou em áreas afins, que pretendam aprofundar e alargar as suas competências visando a prossecução de carreiras profissionais exigentes que requerem um elevado grau de autonomia e uma postura de auto-aprendizagem e inovação constante.
CALENDÁRIO DE EXAMES   1ºSEM[››] 2ºSEM[››]
PÁGINA DO CURSO [WEB]


CONDIÇÕES DE ACESSO
  • Serão admitidos para candidatura ao Mestrado em Bioquímica os licenciados em Bioquímica ou em áreas afins.
  • Serão ainda admitidos candidatos que tenham adquiridos pelo menos 180 créditos, num ciclo de formação da área de Bioquímica ou áreas afins
  • Poderão ainda ser admitidos outros licenciados, desde que o respectivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base.
CRITÉRIOS DE SELECÇÃO E SERIAÇÃO
  • O processo de selecção e seriação dos candidatos terá em consideração o curriculum académico e o curriculum científico e a nota de licenciatura.
  • Os candidatos poderão ser sujeitos a entrevistas individuais para avaliar a motivação, fluência de línguas ou o nível de conhecimentos nas áreas científicas de base do curso.
PRAZOS DE CANDIDATURA ESPECÍFICOS:
Candidaturas Seriação Inscrição
14 de Junho a 30 de Julho de 2010 6 a 17 de Setembro de 2010 22 a 30 de Setembro de 2010
CONTACTOS
Director do Curso: m.bq.director@fc.up.pt      Gabinete de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
Nota: A informação é disponibilizada a título informativo e não dispensa a consulta de documentos oficiais.
FCUP 2014