24 ABRIL / QUINTA FEIRA / 18:02
FCUP
 
 
SOBRE O DQ
VIDA NO DQ
PESSOAS
ENSINO
INVESTIGAÇÃO
NOTÍCIAS
Calendário Escolar
Cursos Bolonha
Lic. Química
Lic. Bioquímica
Lic. C.T.A
Mest. Química
Mest. Bioquímica
Mest. C.T.A.
Mest. T.C.S.A
Mest. E.F.Q.
Mest. F.Q.C.E
Licenciaturas Pré Bolonha
Mestrados Pré Bolonha
Calendário de Exames
Formação Contínua
Programas de Mobilidade
[‹‹]VOLTAR

Mestrado em Bioquímica 2009/2010

DIRECTOR DE CURSO: MARIA JOÃO GAMEIRO DE MASCARENHAS SARAIVA
RESPONSÁVEL FCUP: PEDRO MANUEL AZEVEDO ALEXANDRINO FERNANDES
NUMERUS CLAUSUS: 25
RESULTADOS DA SERIAÇÃO: Não disponível
     
OBJECTIVOS E COMPETÊNCIAS
Promovendo a aquisição de conhecimentos teóricos e metodológicos de nível elevado, o Mestrado em Bioquímica pretende fornecer aos sectores relacionados com a Bioquímica, em especial os das ciências da vida e da saúde e os da biotecnologia, pessoal especializado pronto a enveredar por actividades de investigação fundamental ou aplicada ou por funções técnicas altamente diferenciadas.

Porquê um Mestrado em Bioquímica? A Bioquímica tem como objectivo definir e caracterizar todas as biomoléculas, analisando as suas propriedades estruturais/funcionais e as suas interconversões e interacções, e visa a compreensão e integração de todos os processos biológicos ao longo de uma escala de complexidade crescente. Por isto, a Bioquímica sempre foi uma área do conhecimento eminentemente multidisciplinar. A compreensão de divisão e diferenciação celular ao nível molecular (fenómenos com implicações que vão desde a oncologia à engenharia de tecidos), a manipulação de moléculas e células tendo em vista a optimização/produção de substâncias com actividade biológica (e.g., desenvolvimento de novos fármacos), o desenvolvimento de estratégias de síntese e purificação de substâncias biológicas, assim como a monitorização dos respectivos processos produtivos, são apenas alguns dos muitos exemplos que requerem, necessária e obrigatoriamente, as competências de um Bioquímico. Faz, assim, todo o sentido formar pessoal especializado nesta área, particularmente treinado na análise crítica e na resolução de problemas bioquímicos ao nível molecular e celular.

O Mestrado em Bioquímica destina-se, especialmente, a todos os detentores de uma Licenciatura em Bioquímica, ou em áreas afins, que pretendam aprofundar e alargar as suas competências visando a prossecução de carreiras profissionais exigentes que requerem um elevado grau de autonomia e uma postura de auto-aprendizagem e inovação constante.
CALENDÁRIO DE EXAMES   1ºSEM[››] 2ºSEM[››]
PÁGINA DO CURSO [WEB]
REGULAMENTO[››]
CONDIÇÕES DE ACESSO
  • Serão admitidos para candidatura ao Mestrado em Bioquímica os licenciados em Bioquímica ou em áreas afins.
  • Serão ainda admitidos candidatos que tenham adquiridos pelo menos 180 créditos, num ciclo de formação da área de Bioquímica ou áreas afins
  • Poderão ainda ser admitidos outros licenciados, desde que o respectivo currículo demonstre uma adequada preparação científica de base.
CRITÉRIOS DE SELECÇÃO E SERIAÇÃO
  • O processo de selecção e seriação dos candidatos terá em consideração o curriculum académico e o curriculum científico.
  • Os candidatos poderão ser sujeitos a entrevistas individuais para avaliar a motivação, fluência de línguas ou o nível de conhecimentos nas áreas científicas de base do curso.

NOTA: Este Curso em 2009/2010 tem o seu processo administrativo a decorrer no ICBAS.
CONTACTOS
Director do Curso: m.bq.director@fc.up.pt      Gabinete de Pós-Graduação: pos.graduacao@fc.up.pt
Nota: A informação é disponibilizada a título informativo e não dispensa a consulta de documentos oficiais.
FCUP 2014